TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Corpora - Ludicidade

Por:   •  4/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

ACADÊMICO: Deivid Rizzo

09/2013

Em vários estudos realizados sobre as brincadeiras e jogos ficou evidente que é possível conciliar o brincar com os objetivos de ensino da escola, pois através das brincadeiras são favorecidas várias situações como a aquisição de regras, a expressão de seu imaginário, a apropriação e exploração, desenvolvendo várias habilidades corporais, afetivas, cognitivas que contribuem para desenvolvimentos fundamentais como a capacidade de memorização, enumeração, socialização  e comunicação facilitando a auto expressão sobre seus pensamentos e ações, assim como a linguagem e o pensamento do outro.

Assim como é importante a orientação de um educador nas brincadeiras e jogos é também indispensável a criação de brincadeiras espontâneas sem a interferência do educador deixando as crianças livres para criar suas regras e estabelecer suas idéias aflorando sua imaginação motivando e facilitando sua aprendizagem.

Foi comprovado que através das brincadeiras e jogos vividos pelas crianças, hipóteses de que quando aplicado um conteúdo em sala de aula eles se encontram nas mesmas situações de confronto e descobertas vivenciados nas brincadeiras quando crianças, visto a importância de se trabalhar com os jogos e brincadeiras nos anos iniciais, visando o desenvolvimento futuro das crianças através das brincadeiras em seus vários aspectos de aprendizagem.

O texto o “Lúdico na Sala de Aula” nos fala da importância dos professores em planejar as atividades escolares de forma lúdica, tendo como objetivo principal que os alunos aprendam a dominar tudo aquilo que consideramos importante em seu aprendizado, levando em consideração as diferenças individuais.

O professor deve se preocupar com os conteúdos e metodologias que desenvolvam as atividades lúdicas propiciando a criança brincadeiras e jogos prazerosos nas práticas pedagógicas, promovendo interação e estimulação intelectuais e cognitivas.

É importante que o educador ao integrar o lúdico nas aulas através de jogos e brincadeiras defina o momento e forma de brincar utilizando de várias estratégias diferentes para que todos os alunos participem com o objetivo de suprir as necessidades e dificuldades, desenvolvendo a aprendizagem em seu processo de escolarização.

3.

AULA UTILIZANDO O JOGO DE BOLICHE PARA TRABALHAR COM A MATEMÁTICA

OBJETIVO

- Reconhecimento de algarismos, leitura e escrita de números, contagem e comparação de quantidades.

- Resolução de situações problema.

- Avaliação de força e distância.

DESENVOLVIMENTO

- Pedir aos alunos, com antecedência, que cada um traga 1 garrafa PET de 600 ml;

- Na aula, disponibilizar tinta e pedir aos alunos que pintem as garrafas de acordo com a criatividade de cada um;

- Após a pintura, enquanto se espera secar, organizar a turma separando-a em duas equipes de quantidades iguais, solicitar que deem um nome a equipe;

- Escrever de cada lado do quadro o nome das equipes para registrar a pontuação feita por elas;

- Organizar as garrafas como é feito no jogo de boliche e iniciar o jogo solicitando que comecem os arremessos;

- Fazer o registro no quadro da quantidade derrubada pelo aluno de acordo com sua equipe, na forma de tracinhos e algarismos correspondentes aos traços;

- A rodada termina quando todos arremessarem uma vez;

- Após o término da rodada, colocar todos assentados e analisar com eles os registros;

- A partir dos registros serão trabalhados os conceitos matemáticos, por exemplo: quem derrubou mais garrafas? quantas garrafas uma equipe derrubou a mais que a outra? ... Também podem ser feitas a partir dos registros dos algarismos, operações de adição, para somar o total de pontos de cada equipe.

        Jogar boliche é uma atividade muito motivadora e muitos são os objetivos que podem ser abordados nesta aula. Além de se trabalhar com a arte (pintura das garrafas), matemática (ideia de divisão das equipes, contagem, adição, relação de número numeral, ideia de quantidade, conceitos de a mais, a menos e ao todo, registro numérico), a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.

4.

        Através do relato das experiências da professora Lidiane Valéria é possível afirmar que os seus alunos aprenderam brincando, pois todas as atividades introduzidas pelas professoras tiveram um propósito e objetivo de aprendizagem, utilizando de recursos lúdicos e prazerosos para trabalhar com as crianças.

        O lúdico aplicado à pratica pedagógica da professora não apenas contribuiu para a aprendizagem, como possibilitou a mesma tornar suas aulas dinâmicas e divertidas. As atividades propostas pela professora abordou vários aspectos de ensino, ela trabalhou o sistema da escrita e vocabulário, a interpretação, os gêneros textuais como poemas e letra de música, a arte de desenhar e pintar, a matemática envolvendo números, datas, sistema monetário, adição, resolução de problemas, interação social entre as crianças entre outros temas de maneira lúdica, fugindo da forma tradicional de sala de aula, onde conteúdos são transmitidos pelo professor muita das vezes de forma complicada e desgastante ao aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com