TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A determinação do preço

Tese: A determinação do preço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

1- A determinação do preço :

Empresas bem estruturadas, que atendem diversos perfis de clientes, adotam políticas de preços diferentes de acordo com a exigência e a necessidade de cada um. Mesmo que o produto/serviço seja idêntico, ele deve ter preços que atendam ao distribuidor, ao lojista/revendedor e ao consumidor final. Caso contrário, a empresa pode concorrer com seus próprios clientes e, pior, perder a venda e o cliente para sempre.

O consumidor final, que pode ser uma pessoa, um comércio ou uma indústria, é aquele que efetivamente utiliza o produto/serviço.A determinação do preço afeta a posição da empresa, no que diz respeito ao faturamento e rentabilidade, bem como à participação no mercado. Não existem teorias que indiquem qual a melhor maneira para se determinar o preço de um produto, mas sim alguns fatores que devem ser considerados, tais como: Custos – A determinação do preço do produto ocorre a partir da identificação dos custos fixos e variáveis da empresa. A partir dessa identificação e do volume de vendas previsto, a empresa calcula o ponto de equilíbrio, que é o ponto em que as receitas e os custos totais se igualam, ou seja, lucro nulo.

O ponto de equilíbrio indica, então, o preço mínimo pelo qual a empresa deverá comercializar seu produto, para evitar prejuízos. Para se chegar a esse cálculo, porém, é necessário que o empreendedor tenha uma noção precisa de sua estrutura de custos. A determinação dos custos pode indicar também se a empresa tem ou não condições de estar no mercado. Consumidor – O preço é calculado a partir da percepção do valor do produto por parte do consumidor. Concorrência – O preço é estabelecido em função dos preços praticados pela concorrência, bastando, para isso, efetuar uma pesquisa. O problema que se costuma detectar através dessa estratégia é que, ao determinar o preço do seu produto unicamente pela concorrência, o empreendedor pode constatar que os custos são mais altos, o que resultará em prejuízos ou em margens menores de lucro que as apresentadas pelo setor. Políticas de preço :

Política de desnatamento – Compreende a fixação de um preço que seja bastante elevado em relação aos preços esperados pelo público. O vendedor pode manter essa política de preços por tempo indeterminado ou baixar, mais tarde, para entrar em novas fatias de mercado. diferente dos demais, na fase inicial de um ciclo de vida. Com o objetivo de desenvolverem as suas atividades empresariais, o comércio e a industria necessitam divulgar os produtos e serviços por eles produzidos e prestados, a fim de que desperte interesse nos consumidores.

2- Propaganda e mensagens publicitárias: O objetivo da mensagem é chamar atenção, manter o interesse, despertar o desejo e obter ação. A persuasão se dá quando localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto. A ligação entre produto e consumidor fica mais forte, e a possibilidade da aquisição do produto pelo consumidor aumenta. Não basta, portanto, restringir-se a apresentar as características do produto de forma fria, técnica, objetiva. Antes, é necessário que o consumidor seja seduzido para que se crie uma relação positiva e de afeição referente ao produto anunciado.

Em geral, produtos de primeira necessidade, (feijão, arroz,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com