TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A elasticidade-preço da demanda (Ed)

Artigo: A elasticidade-preço da demanda (Ed). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 4

A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA (Ed)

ELASTICIDADE

É uma teoria comparada a uma ferramenta que pode ser utilizada

tanto na demanda como na oferta e, também na produção.

A elasticidade mede a proporcionalidade existente entre as variações que ocorrem nas quantidades e as variações provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes

A Elasticidade – preço de demanda é um conceito criado por Alfred Marchall, que é a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra. É sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.

“A elasticidade-preço da demanda” é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. De acordo com a elasticidade-preço demanda, pode ser classificada como elástica inelástica ou de elasticidade-preço unitária.

O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo. Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.

A importância relativa, ou peso do bem no orçamento é dado pela proporção de quanto o consumidor gasta no bem, em relação a sua despesa total. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade-preço da procura.

O consumidor é muito afetado por alterações no preço quanto mais gasta com o produto. Dependendo do horizonte de tempo de análise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.

Os principais pontos que determinam a elasticidade-preço de demanda são:

Disponibilidade de bens substitutos: A existência de bens que satisfaçam as mesmas necessidades permite aos consumidores, perante aumentos de preços, substituir o consumo do bem pelo do seu substituto.

Essencialidade: O volume de consumo de bens essenciais é pouco influenciado pelo preço. Por exemplo, o sal de cozinha é um bem cuja procura é pouco sensível ao preço.

Percentagem do rendimento gasto no bem: Quanto maior for o peso do bem no orçamento familiar, maior será o incentivo ao consumidor procurar substitutos e, portanto, maior sensibilidade terá perante variações de preços.

Restrição do mercado: Mercados muito restritos, de um modo geral, apresentam maior concorrência com bens similares. Logo, essas mercadorias são mais sensíveis ao preço. Bens de mercados mais amplos, por outro lado, têm menos substitutos, e são insensíveis ao preço.

Horizonte de tempo: Um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria encontrem mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.

Conclusão

É quando o consumo de um produto varia de acordo com o seu preço. E a relação de preço de um produto, quanto maior a demanda, maior o preço, ou vice versa, quanto menor maior o preço. Quando o medida de preço baixa, os consumidores estão dispostos a adquirir maiores quantidades de bens, embora os aumentos nas quantidades de demandas não sejam proporcional ás diminuições de preço.

Quando existe uma grande demanda de comprar, o fabricante pode aumentar a quantidade de fabricação e reduzir o custo final,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com