TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE SOBRE DEMANDA, OFERTA, EQUILÍBRIO DE MERCADO E ELASTICIDADES

Exames: SÍNTESE SOBRE DEMANDA, OFERTA, EQUILÍBRIO DE MERCADO E ELASTICIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  1.715 Visualizações

Página 1 de 7

DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

FUNDAMENTOS DA TEORIA DA DEMANDA

Demanda é definida pela quantidade de um bem ou serviço que consumidores, de acordo com sua renda, querem adquirir num dado período.

Dentro da Economia existem duas teorias, além de outras, que são abordadas: a Teoria do Valor Trabalho e a Teoria do Valor Utilidade. A primeira teoria afirma que o valor de um bem ou serviço é definido pelo custo da mão-de-obra. A Teoria do Valor Utilidade surgiu como complemento à primeira, e diz que o valor de um bem ou serviço é baseado no nível de utilidade deste para o consumidor. A criação da segunda teoria ocorreu pelo fato de que não era mais possível definir os preços desses produtos apenas pelo custo de produção. A Teoria da Demanda, também conhecida como Teoria do Consumidor, é baseada na Teoria do Valor Utilidade.

A curva da demanda e suas propriedades foram derivadas do conceito de utilidade marginal, em que é analisada a satisfação parcial a cada bem comprado, sendo que a satisfação é maior na compra do primeiro bem e vai diminuindo em compras adicionais do mesmo. Ela é, portanto, decrescente, até a saturação total do consumidor para com esse produto. A utilidade total, como o nome já diz, é a satisfação total do consumidor por um bem e tende sempre a aumentar.

A Teoria da Demanda baseia-se na hipótese de que o consumidor está aumentando seu bem-estar, limitado por sua renda de acordo com bens ou serviços que ele quer adquirir. A Curva de Indiferença ilustra isso e mostra como o consumidor mantém seu nível de satisfação dado diferentes combinações de bens que gostaria de adquirir e apresenta duas características: uma inclinação negativa, considerando que ao diminuir o consumo de um bem, para manter o mesmo nível de satisfação, é necessário aumentar o consumo do outro, gerando uma inclinação no gráfico que é chamada de Taxa Marginal de Substituição. A TMS vai diminuindo conforme um bem substituí outro e forma uma convexidade em relação à origem.

A Teoria da Demanda também pode ser ilustrada pela Restrição Orçamentária, que é a renda disponível ao consumidor num dado período de tempo, ou seja, quanto ele pode adquirir de fato. A Reta Orçamentária, então, aponta as combinações máximas do consumo de dois bens de acordo com a renda de quem compra. O equilíbrio do consumidor é o ponto em que sua curva mais alta possível de indiferença tangencia sua reta orçamentária, ou seja, o maior nível de satisfação ou bem-estar na compra de dois produtos no limite de sua renda.

VARIÁVEIS QUE AFETAM A DEMANDA

Existem n fatores que podem afetar a demanda de um produto, como distribuição de riqueza, renda, preço do produto, clima, sazonalidade, marketing, hábitos e preferências do consumidor, facilidade de crédito, valor de um produto substituto e de um complementar, entre outros. A Função Geral da Demanda é calculada por algumas dessas variáveis, que são mais frequentes para alteração de uma demanda.

Supondo que variáveis como renda, gostos, hábitos, e preço de produtos que afetam a demanda de um terceiro sejam constantes (coeteris paribus), é possível visualizar a relação do preço do produto com sua quantidade demandada. A Lei Geral da Demanda afirma que a quantidade demandada de um produto possui relação inversamente proporcional ao seu preço. Isso ocorre devido ao efeito substituição, onde se um produto tem uma baixa relativa de seu preço comparado à de seus concorrentes, sua demanda aumentará, e também ao efeito renda, em que essa queda de preço faz com que o consumidor possa comprar mais produtos, apesar de sua renda não ter variado.

Adicionando outra variável à função, a de preços de outros bens ou serviços, considerando que existem bens que substituem o consumo de outro, isto é, seus concorrentes, e também bens complementares, que são consumidos em conjunto, pode-se realizar uma nova análise no comportamento do consumidor. No caso da variação de preço do produto A que exista um substituto B, há uma relação direta, onde se o preço do A aumentar o consumo do B também irá aumentar. A relação entre quantidade demandada e preço de bens complementares já é inversa, onde se aumenta o preço de A, o consumo de B diminui pois um é dependente do outro.

Uma outra variável também frequente na demanda de um bem é a renda, sendo que existem três situações diferentes num aumento da renda do consumidor: o bem normal tem um aumento de sua demanda; o inferior já tem uma diminuição, por ser substituído por outros produtos melhores (Bem de Giffen); o bem de consumo saciado ou neutro não tem sua demanda alterada, pois ele já tem demanda praticamente fixa e independe de sua renda. Todavia toda essa classificação depende da classe de renda do consumidor.

Os hábitos ou preferências dos consumidores também tem influência na função demanda, no entanto eles podem ser manipulados por ações de marketing como campanhas, propagandas, promoções, entre outras.

CURVA DE DEMANDA DE MERCADO DE UM BEM OU SERVIÇO

Até então a demanda estava sendo analisada de maneira geral, a curva de demanda de mercado nada mais é que a somatória das quantidades demandadas individuais, onde se é alterada alguma das variáveis da Função Demanda, as demandas individuais são alteradas, e, consequentemente, a demanda de mercado. Se é alterado o preço com as demais variáveis constantes, as quantidades demandadas alteram também.

CONCEITO EXCEDENTE DO CONSUMIDOR

Esse conceito é o benefício líquido, isto é, a diferença entre o valor pago por um bem, e o valor máximo que ele estaria disposto a pagar.

ANÁLISE DA OFERTA DE MERCADO

Oferta é a quantidade de um bem ou produto que empresas e produtores pretendem vender num determinado espaço de tempo.

VARIÁVEIS QUE AFETAM A OFERTA DE UM BEM OU SERVIÇO

A Função Geral da Oferta é composta pelas seguintes variáveis: quantidade ofertada, preço, custo de produção, tecnologia, fatores climáticos e preços de outros bens substituto. No caso do aumento do preço de um bem, e se todas as variáveis se manterem constantes, a empresa se sentirá estimulada a produzir mais, para aumentar seu lucro. Portanto, na curva da oferta é possível analisar dado o preço, a quantidade máxima que o produtor está disposto a ofertar ou dada a quantidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com