TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estratégia competitiva de Santa Angela

Artigo: A estratégia competitiva de Santa Angela. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

2.1.5 Os principais insumos

A estratégia competitiva da uma empresa define o conjunto de necessidades dos clientes que ela pretende satisfazer por meio de seus produtos e serviços.

Pensando nisso a empresa Santa Angela desenvolveu um controle de qualidade, onde antes da realização de qualquer compra ou contratação de mão-de-obra, os fornecedores devem passar pelo processo de qualificação.

Os fornecedores são selecionados com base na sua capacidade em atender às necessidades da empresa. Após a análise do Comprador, o mesmo deve registrar no sistema quais foram os requisitos utilizados para a qualificação do fornecedor. A qualificação do fornecedor se dá no momento da inclusão do cadastro no sistema da empresa.

O Engenheiro deve solicitar os materiais ao Comprador. O Comprador efetua uma cotação dos materiais para decidir pelo fornecedor, incluindo quando aplicáveis empresas qualificadas. Após a aprovação da compra, são emitidos os pedidos e entregues ao responsável da obra, onde receberam os materiais e acompanharam a utilização dos mesmos.

Na execução de um empreendimento de construção civil estão envolvidos basicamente três insumos: mão-de-obra, materiais e equipamentos.

Os principais materiais são blocos, cimento, concreto, estrutura de aço, pisos azulejos, entre outros. Em conjunto com os materiais são utilizadas também Grua, guincho, vibradores, betoneiras, serras circulares e policortes, régua vibratória.

A mão-de-obra a empresa utiliza seus colaboradores e alguns terceirizados, para execução de serviços específicos como instalações hidráulicas ou elétricas.

Alguns dos principais insumos usados na construção civil afetam o meio ambiente, como por exemplo, o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios e dos rejeitos de materiais de construção em uma obra.

A empresa através de um de seus colaboradores observou que estes desperdícios, ocasionavam uma perda econômica para empresa, e também uma ineficiência que se refletiam no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à execução do empreendimento. Tais perdas são conseqüência de um processo de baixa qualidade, que traz como resultado não só uma elevação de custos, mas também um produto final de qualidade deficiente.

A empresa desenvolveu então uma Campanha de Reciclagem e Utilização de Materiais Reciclados, em seu canteiro de obra, pois estes resíduos, não podiam ser depositados em aterros sanitários ou em terrenos baldios. Os entulhos são colocados em sacos de lixo para a coleta pelo serviço público de coleta de lixo. Proibiu a queima de lixo ou qualquer outro material no interior do canteiro de obras.

A disposição do entulho no canteiro, bem como os métodos utilizados para a retirada do entulho devem evitar transportes excessivos e manter o canteiro organizado, limpo e desimpedido, notadamente nas vias de circulação e passagens. Todo entulho é coletado, armazenado e encaminhado para locais apropriados. Os entulhos de concreto, argamassa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com