TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura Logistica Do Estado De Santa Catarina

Artigos Científicos: Infraestrutura Logistica Do Estado De Santa Catarina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – Unifebe

DIOGO MARTINS ROSA

LUIZ FERNANDO SILVEIRA

A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA – VANTAGENS E DESVANTAGENS

BRUSQUE

2012

A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA – VANTAGENS E DESVANTAGENS

AUTORES

DIOGO MARTINS ROSA

Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE

diogoampm@hotmail.com

LUIZ FERNANDO SILVEIRA

Fundação Educacional de Brusque - UNIFEBE

nandow_luiz@hotmail.com

RESUMO

Nos dias atuais pode-se perceber que as infraestruturas logísticas dos Estados estão em constante desenvolvimento para se aprimorar cada vez mais. Para que desta forma, consigam obter uma melhor eficiência e qualidade nas vias de acessos que servem tanto para trabalho, turismo, lazer, quanto para as exportações e importações, e o abastecimento de mercados internos, entre outros. Motivados por esses fatores de grande relevância para todos nós, o artigo apresenta uma visão geral de como é a infraestrutura logística do Estado de Santa Catarina. O artigo procurou elencar de uma forma ampla o Estado de Santa Catarina, a infraestrutura logística e suas vantagens e desvantagens, a fim de criar uma maior proximidade das suas vantagens e desvantagens da infraestrutura logística que o Estado de Santa Catarina proporciona a todos nós. O objetivo deste artigo foi mostrar que Santa Catarina possui mais vantagens do que desvantagens no que diz respeito à infraestrutura logística atual.

O método utilizado para a elaboração foi voltado à pesquisa bibliográfica, a qual compreendeu consultas em livros, artigos científicos, e muita discussão entre a dupla, possibilitando uma visão ampla de como o Estado esta se desenvolvendo através desse beneficio bem estruturados presente. Dessa forma, conclui-se que após serem definidos todos esses procedimentos, os autores ganhem uma maior proximidade com o assunto determinado, e conseqüentemente entendam com maior abrangência todos os cenários que estão em volta da infraestrutura logística do Estado de Santa Catarina, contribuindo desse modo para amadurecimento tanto acadêmico quanto profissional dos mesmos.

Palavras- Chave: Desenvolvimento. Exportações e importações. Infraestrutura logística do Estado de Santa Catarina. Vantagens e desvantagens. Cenários.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente estamos vivenciando claramente em nosso Estado, o que pode ser chamado de infraestrutura logística. Se detalharmos a infraestrutura logística que Santa Catarina nos proporciona teremos uma vasta área de vias praticamente todas pavimentadas e asfaltadas, vários portos e aeroportos bem estruturados e estrategicamente localizados, e entre outras. Se analisarmos o Estado de Santa Catarina de forma geral, iremos concluir que em qualquer lugar que possamos ir, haverá sempre algum tipo de infraestrutura logística presente, seja ela da maneira que for, no próprio transito, na vias, portos, tudo e qualquer lugar, haverá uma forma de infraestrutura.

Desse modo, a intenção desse artigo é aprofundar o conhecimento de cada aspecto que envolve a infraestrutura logística no Estado de Santa Catarina, a fim de conseguir comparar e identificar qual a necessidade e importância nos dias atuais. Além de examinar o Estado em si, foi necessário também elencar suas vantagens e desvantagens para que se consiga criar uma melhor aproximação com o leitor.

O objetivo do artigo é verificar e entender como já dito, cada infraestrutura logística que envolve o Estado de Santa Catarina como um todo, para que dessa forma se consiga identificar as vantagens impostas dentro das organizações atuais.

Pode-se dizer que este artigo é de grande relevância, pois estar presente, e muito claro no nosso dia-a-dia, para que dessa forma consigamos identificar os benefícios na qual o Estado esta nos proporcionando cada dia a mais.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Estado de Santa Catarina

O Estado de Santa Catarina tem uma localização privilegiada no Mercosul, devido aos blocos econômicos serem compostos pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Desta forma, se colocando entre os dois maiores polos industriais do continente, São Paulo e Buenos Aires. (WWW.santacatarinabrasil.com.br/pt/localizacao-estrategia/)

Com os trechos Sul da rodovia BR-101, e o trecho Norte (Corredor do Mercosul) já estão todos basicamente duplicados e asfaltadas, o que fornece uma posição privilegiada ao estado para a distribuição de produtos as demais regiões mais rica da América do Sul, além de, abastecer internamente os amplos mercados com alto poder de consumo. (WWW.santacatarinabrasil.com.br/pt/localizacao-estrategia/)

Em sua capital, a cidade de Florianópolis e ao Norte, na cidade de Navegantes, dispõe de aeroportos internacionais com excelente infraestrutura que é possível acessarem os demais municípios/regiões com certa facilidade e comodidade. (www.santacatarinabrasil.com.br/pt/excelente-infra-estrutura/)

Suas linhas telefônicas convencionais e celulares, o acesso à internet e a energia elétrica, abrange praticamente todo o Estado. (www.santacatarinabrasil.com.br/pt/excelente-infra-estrutura/)

A região dispõe ainda de quatro portos bem estruturados estrategicamente e distribuídos pelos 500 km de costa para fazer o escoamento das exportações, desta forma, faz com que o Estado seja uma grande promessa logística. Os cito: São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Navegantes. (www.santacatarinabrasil.com.br/pt/excelente-infra-estrutura/)

Entre os portos da região podemos classificar que:

O Porto de São Francisco do Sul é o 4º porto brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com