TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade para o empreendedor

Artigo: A importância da contabilidade para o empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

As vantagens são: redução de custos, tais como aluguel do escritório, contas de luz e telefone; assessoria quanto a questões técnicas para a estruturação inicial do negócio e aumento do networking e contato com outros novos empreendedores, que dividirão espaços comuns na incubadora.

As desvantagens podem ocorrer justamente devido a divisão de espaços comuns a outras novas empresas. Isto pode acarretar em conflitos e desconfianças entre empreendedores de um mesmo ramo de negócios. Assim como na perda de privacidade e na possível exposição da carteira de clientes para um concorrente próximo.

2: O processo de seleção é feito através de divulgação de edital. O edital estabelece que as empresas de base tecnológica poderão se instalar no Critt durante um período de até três anos, renovável mediante solicitação devidamente justificada, desde que apresentem uma proposta que será julgada segundo os seguintes critérios:

Conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos ou processos a serem criados.

Viabilidade técnica e econômica do empreendimento;

Viabilidade mercadológica do empreendimento;

Capacidade técnica e gerencial do proponente;

Potencial de interação do empreendimento com as atividades desenvolvidas na UFJF.

3: Um profissional contábil tem como objetivo esclarecer e estruturar com o cliente o plano de contas a pagar, pois o governo é um "sócio sugador" do empresário, consumindo mais de 30% do que a empresa fatura.

O empreendedor desconhece a enormidade de obrigações acessórias da empresa – em relação a prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos de tributos – a complexidade e a carga tributária, que pesa para quem consome seu produto.

O empreendedor acredita que ele deve tomar a iniciativa na contabilidade e deixar apenas a parte tributária para o contador, o que pode ser um grande erro. Desta forma, cabe ao contador a orientação quanto à carga tributária, informações do imposto de renda, pagamento de funcionários, quando houver, e todas as iniciativas tributárias que lhe cabem, visto o desconhecimento do assunto por parte do empreendedor, e cabe ao empreendedor se habituar com os conhecimentos fiscais, para administrar com eficácia seu negócio, visualizando a contabilidade como uma ferramenta de gestão, com o intuito de projetar resultados e atingir metas, ou seja, ter uma visão mais clara de seu próprio negócio.

CONCLUSÃO

A contabilidade é importante e necessária para o empreendedor desde omomento do surgimento da ideia, constituição da empresa e operações daempresa, ou seja, no dia - a -dia da vida empresarial do empreendedor.No momento inicial o contador irá orientar o empreendedor do tipo deempresa que será aberta, da tributação e da forma de trabalho para atender asexigências legais do fisco. Após a empresa estar constituída a contabilidadeserá necessária para orientar o processo de emissão de notas fiscais quesuporta as transações comerciais da empresa, as apurações de impostos etaxas e a elaborações de obrigações fiscais que são entregues mensalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com