TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilização da tomada de decisões (dentro e fora da empresa)

Artigo: A importância da contabilização da tomada de decisões (dentro e fora da empresa). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

- Para a Economia, os seres humanos são racionais e, por isso, em suas decisões de alocação dos recursos, procuram maximização do resultado que almejam.

- E, quanto maior a consequência de uma escolha, maior a importância da decisão a ser tomada. Sendo assim, decisões importantes exigem análises mais profundas e, por isso, elas necessitam de dados que sejam relevantes e confiáveis.

- Segundo esta lógica, para poderem trabalhar de maneira efetiva, os tomadores de decisão de uma organização precisam constantemente de informações úteis.

- E a Contabilidade é o instrumento que pode auxiliar a tomada de decisões (dentro e fora de uma empresa), pois ela fornece informações úteis sobre uma entidade contábil.

- Sendo assim, a Contabilidade é a linguagem dos negócios, um verdadeiro sistema de informação sobre um dado patrimônio, pois:

a) Mede as atividades de um negócio

- Coleta todos os dados econômicos

b) Processa as informações

- Mensura monetariamente os dados coletados e sumariza em forma de relatórios

c) E comunica os resultados aos tomadores de decisão

- Fornece informações úteis para o processo de escolha

- Em geral, os usuários dessas informações contábeis podem ser identificados em apenas duas categorias:

a) Usuários Externos

Agentes que estão do lado de fora dos portões da empresa. Ou seja, não participação do processo de condução da empresa. Eles buscam informações sobre a entidade para fins diversos. São eles, investidores, autoridades governamentais, clientes, fornecedores, concorrentes, dentre outros que usam a informação para tomar decisões a respeito da empresa, pelos impactos que a empresa tem ou poderá ter em suas vidas.

b) Usuários Internos

Os usuários internos são aqueles que usam da informação para questões referente à condução da empresa. Por isso, eles são conhecidos como gestores internos (estão no lado de dentro dos portões da empresa). Eles podem ser classificados em dois grupos distintos:

b.1) Gestores Internos de decisões rotineiras (curto prazo)

Que usam a informação para o planejamento e controle, em curto prazo (nível operacional), de operações rotineiras da entidade.

b. 2) Gestores Internos de decisões “não rotineiras” (médio e curto prazo)

Que usam a informação para tomar decisões não rotineiras – investir em equipamentos, determinar o preço de produtos, etc. – e formular políticas e planos de médio prazo (Nível Gerencial) e longo prazo (Nível Estratégico).

- Dentro deste contexto, fica claro que os usuários internos e externos utilizam a informação contábil para a tomada de decisão, mas a maneira como o fazem é diferente. E, sendo a função fundamental da contabilidade fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com