TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APQC-International Benchmarking Clearinghouse

Tese: APQC-International Benchmarking Clearinghouse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão de Operações e Logística I

Curso: Gestão Financeira

Professor: Alvaro Jose de Souto

Nome do aluno: Alzira Maria Oliveira Santos

Data: 01/04/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Segundo assertiva formulada pela APQC-Internacional Benchmarking Clearinghouse, as atividades logísticas devem ser divididas em processos operacionais e gerenciais, que uma vez integrados, geram produtos, serviços e informações que agregam valor para o consumidor final.

Descreva, em um texto de 10 a 15 linhas, uma situação na qual esteja claro que a falta de integração entre processos operacionais e gerencias podem conduzir a uma perda de valor para o consumidor final. (2,5 pontos)

Insatisfação do Cliente

Os processos operacionais e gerenciais precisam trabalhar em unicidade, pois são interdependentes. Um exemplo em que a falta de integração entre processos operacionais e gerenciais conduzem a perda de valor para o consumidor final é o caso de compra em um site da internet, onde o processo gerencial é perfeito, mas o operacional não, entrega a mercadoria com atraso, o produto é mal acondicionado, danificando a produto ou comprometendo a qualidade do mesmo.

Para o cliente não adianta o processo de gerencial funcionar bem, ele paga com débito no cartão, calcula o valor do frete, escolhe o modelo do produto, verifica a data de entrega, mas o processo operacional não funciona de acordo com a expectativa do cliente, pois esse atraso na entrega e a perda de qualidade no transporte, gera insatisfação no cliente.

2. Um exemplo obtido da realidade da importância do tempo na escala de valor do cliente nos é dado pela empresa Benetton, conhecida em todo o mundo como confecção de roupas. A Benetton não tinge seus produtos na própria fábrica, tendo em conta a ampla diversidade de gostos, influências de moda e variedade das estações climáticas nos países em que atua. Os produtos, todos na cor de fundo cinza, são encaminhados aos países destinatários, ficando o tingimento final, pouco antes do encaminhamento aos centros de consumo, a cargo de uma empresa de serviços logísticos.

Esta sistemática, capaz de reduzir prazos de entrega e incertezas ao longo da cadeia de suprimentos, é denominada postponement logístico, cujo significado corresponde a postergação ou adiamento logístico.

Em relação ao exposto acima, apresente um exemplo, obtido da vida prática, de postponement logístico. Após isso, em um texto de 10 a 15 linhas, justifique o seu exemplo de forma a argumentar porque ele é considerado um postponement logístico. (2,5 pontos)

Apresente aqui seu exemplo: As tintas bases com aplicação de cor (pigmentação) postergada para o momento da venda nas lojas.

Apresente aqui seu texto:

As Tintas Bases

Nas lojas de materiais de construção encontramos as cartelas de cores de tintas, após escolher a cor o vendedor pigmenta a tinta base que vem do fabricante. Isto é postponement logístico, pois sai da empresa a tinta base separada das pigmentações, desta forma o estoque pode ser utilizado para qualquer demanda de cor.

A estratégia de postponement logístico favorece agilidade, flexibilidade e racionalização dos custos, é encontrada em mercados voláteis, ou seja, de produtos com ciclo de vida curto e de demanda com pouca previsibilidade de vendas. No caso das tintas base é tão interessante essa estratégia que a maioria das empresas de tintas a utilizam.

Desta forma o movimento físico e a forma final do produto devem ser postergados o quanto possível para atender a demanda conforme ela ocorra, assim reduz os riscos e os custos com estoques de mercadorias.

3. As organizações, diante da crescente complexidade dos sistemas logísticos, têm procurado firmas especializadas para a prestação dos serviços logísticos, resultando daí melhores condições para que as empresas possam reduzir custos, dedicar-se às suas atividades principais (core competence), reduzir investimentos e adquirir maior flexibilidade de ação.

Neste sentido, a contratação de prestadores de serviços logísticos e operadores logísticos tem sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com