TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CRISES ECONÔMICAS

Por:   •  14/12/2017  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

ESTADO, GOVERNO E MERCADO

CRISES ECONÔMICAS

Ao longo da história diversas foram as crises enfrentadas pelo sistema capitalista, que fizeram com que o Estado, apesar de seu caráter neoliberalista, tivesse que intervir na economia e no mercado, de forma a reestabelecer seu equilíbrio. No século XXI, alternando momentos de crescimento e estagnação, alguns países enfrentaram fortes crises econômicas, em que foi necessária atuação do governo com ações que foram desde diminuição das taxas de juros por parte dos bancos até medidas de recuperação econômica com investimentos bilionários.

Os Estados Unidos enfrentaram sua primeira crise do século XXI já no ano de 2001. Ainda no fim dos anos 90, o mercado foi iludido com o rápido crescimento das empresas de internet, até que em 2001, houve o “estouro” desse setor, e consequente redução de investimentos e desaceleração da economia americana. Para estimular o crescimento econômico, o banco central americano, cortou gradualmente as taxas de juros, baixando-as de 6,25% ao ano a 1% .

No ano de 2008, os EUA enfrentaram sua maior crise econômica, causada pela explosão de uma enorme bolha imobiliária. Ao estado, coube novamente buscar recuperar e impulsionar e economia. Os governos dos presidentes George W. Bush e Barack Obama, criaram programas de resgate financeiro de mais US$ 700 bilhões, usando o dinheiro para resgatar bancos, seguradoras e montadoras, além de investimentos para ajudar aos desempregados.

Na chamada Crise da Zona do Euro, alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do que conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos, e para se financiar, passaram a acumular dívidas. No caso da Grécia, mais de R$ 110 bilhões de euros foram destinados para reorganizar as contas do país e restabelecer a confiança dos investidores na região. Para todo resto da Europa, concessões por parte do Banco Central Europeu, reduziram as taxas de juro e proporcionaram créditos baratos para manter circulante os fluxos monetários entre os bancos europeus.

No século XXI diversas foram as crises enfrentadas pelo mundo, contudo, de maneira pontual é preciso destacar o impacto da crise de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Os efeitos dessa crise, são sentidos até hoje na China, Brasil e países da Europa, causando falência de empresas e desemprego em massa em diversos setores da economia. No Brasil, desde 2015 uma onda mais forte desta crise econômica, acabou por retrair a economia do país e levou o desemprego a mais de 12 milhões de brasileiros. Entre as medida de recuperação econômica propostas pelo governo está o estabelecimento de limites para gastos do governo, a terceirização do trabalho, flexibilização de algumas leis trabalhista e reforma da previdência.

REFERÊNCIAS

COSTA, Candida da; HORTA, Carlos Roberto, ROLDÁN, Íris Martha. A crise capitalista no séc XXI e as repercussões para os trabalhadores. Revista de Políticas Públicas, nº especial, p. 95-108. São Luis-MA, Agosto de 2010.

Entenda a crise do Euro. Disponíve em:<http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/atualidades/entenda_a_crise_do_euro>. Acesso em 03/10/2017.

Quais as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com