TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVOS, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Tese: ATIVOS, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA ATIVO,PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Os elementos: Ativo, Passivo e Patrimônio líquido estão diretamente relacionados com a posição patrimonial, portanto faz-se necessário o conhecimento conceitual de cada item.

Por definição temos que o passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. E o ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

Tais definições de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não tentam especificar os critérios que precisam ser atendidos para que possam ser reconhecidos no balanço patrimonial. O pronunciamento recomenda que ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio liquido, deve-se atentar para a sua realidade econômica e não apenas sua forma legal. Balanços patrimoniais elaborados de acordo com os Pronunciamentos Técnicos devem incluir como ativos ou passivos itens que satisfaçam, a essas definições. O beneficio econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. A entidade geralmente usa os seus ativos na produção de mercadorias ou prestação de serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Os benefícios econômicos futuros de um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substancia física. Entretanto, substancia física não é essencial a existência de um ativo, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que eles sejam esperados benefícios econômicos para a entidade e que eles sejam por ela controlados. Muitos ativos, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade.

Os ativos de uma entidade resultam de transações passadas ou outros eventos passados. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de um contrato ou de requisitos estatutários.

Patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os passivos. Podemos separar algumas subclassificações no balanço patrimonial, como por exemplo, recurso aportado pelos sócios, reserva de apropriações de lucros ou reservas para a manutenção de capital. Essas informações podem ser muito importantes para os usuários das demonstrações contábeis quando indicar restrições legais ou de outras naturezas.

Concluímos assim que as posições patrimoniais e financeiras são os elementos diretamente relacionado sendo, patrimônio líquido, ativo e passivo.

Demonstração do resultado do exercício – DRE.

É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o líquido apurado em um determinado período.

A demonstração do resultado exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. As demonstrações contábeis são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidades da empresa, perante acionista, credores, governo e a comunidade em geral. Tem, portanto por objetivo revelar, a todas as pessoas interessadas, as informações sobre e os resultados da empresa.

A Demonstração do Resultado do Exercício (Período) deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas, obedecidas também as determinações legais:

a) receitas;

b) custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos;

c) lucro bruto;

d) despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;

e) parcela dos resultados de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial;

f) resultado antes das receitas e despesas financeiras;

g) despesas e receitas financeiras;

h) resultado antes dos tributos sobre o lucro;

i)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com