TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Aspectos do desenvolvimento econômico

Seminário: ATPS: Aspectos do desenvolvimento econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Quando falamos em desenvolvimento econômico estamos nos referindo ao processo pelo qual ocorre uma variação positiva do aumento da capacidade produtiva como o PIB e das melhorias dos aspectos relacionados à qualidade de vida, saúde, infraestrutura como o IDH, Coeficiente de Gini, entre outros.

O crescimento econômico possui aspectos diferenciados do desenvolvimento econômico, pois, no caso do crescimento econômico este está relacionado apenas com questões quantitativas, já o desenvolvimento econômico aborda questões de caráter social e qualidade de vida.

Para realizar uma medição bruta desses fatores podemos utilizar o cálculo básico do PIB, sendo ele:

PIB = C + I + G + X – M

Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos do governo), X (exportações) e M (importações). Depois de obtido o valor, este deve ser dividido pelo número de habitantes da região.

O cálculo fica apenas nas mãos do IBGE. Isso ocorre devido à algumas empresas privadas que não divulgam seus resultados e mandam dados para o IBGE sob a garantia de sigilo. Dessa forma, outros analistas não teriam condições de determinar com precisão qual o valor correto, mas apenas realizar estimativas sobre o desempenho da economia.

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade que foi desenvolvida para suprir a necessidade de tomar como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala para ter-se comparação de desigualdade. Esse índice é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz (muito utilizado para a realização de compreensão da desigualdade).

Este índice é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade, resultado da área do triângulo ABC:

G=α/(α+β)

Assim define-se um coeficiente que varia de 0 a 1, em que 0 é menor ou igual a G e G é menor ou igual a 1.

Figura 1. Índice de Gini de desigualdade de renda dos governos de FHC/SERRA e LULA/DILMA entre os anos de 1991 a 2009.

Pelos dados do Índice, podem–se observar também as grandes disparidades da distribuição de renda entre as regiões brasileiras.

Curva de Lorenz

A curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. A imagem abaixo exemplifica o modelo desse índice:

Figura 2. Ilustração de definição da Curva de Lorenz.

Para a montagem do gráfico, considera-se a renda da população per capita; a porcentagem da população de 0% a 100%; a acumulação da porcentagem de renda detida pela população. A linha que cruza o gráfico é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa a situação hipotética nas quais todos têm o mesmo rendimento.

Índice de Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com