TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Desenvolvimento Economico

Artigo: Atps De Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ETAPA 1

PASSO 1

Como vem sendo debatido durante o curso de administração, todas as empresas devem ou deveriam utilizar o planejamento financeiro ao administrar seus epreendimentos, o planejamento é o meio mais seguro de decidir como expandir seus negócios ou investir seus lucros. É através do planejamento que se decide onde e como as empresas darão seus próximos passos em direção ao desenvolvimento, ou até mesmo se será preciso recuar ou mudar de ramo.

O planejamento financeiro pode ser explicado como: o meio pelo qual a empresa atingirá seus objetivos e metas, como ela enfrentará períodos de crise, como investir lucros imprevisíveis, ou seja, como ela se organizará por um prazo determinado, podendo ser um planejamento estrategico - a longo prazo ou planejamento operacional - a curto prazo.

Para que seja eficaz, o planejamento financeiro das empresas deverá ser realizado por um profissional qualificado, com conhecimento do mercado financeiro, mecadologico e conhecendo bem o público alvo da empresa. Possibilitando assim que o planejamento seja bem sucedido e atinja suas expectativas.

Uma das ferramentas criadas para o planejamento financeiro foi o fluxo de caixa, mesmo sendo muito simples esta ferramenta é muito importante, pois verifica-se através dela o dinheiro que entra e o dinheiro que sai, dando subsídio para tomada de decisões e controle dos estoques.

Alguns pontos importantes sobre a administração financeira deverá ser tratado, como a inflação que deve ser levada em conta na hora do planejamento financeiro, pois a inflação trata-se de um aumento geral dos preços na economia, ou seja, o dinheiro de hoje não terá o mesmo valor daqui a um certo tempo. O risco é outro ponto que também deverá ser considerado na hora da tomada de decisão pois o risco é uma incerteza acerca do futuro, como o futuro é incerto o risco aumenta com o passar do tempo, como é do conhecimento de todos os administradores quanto maior o risco maior será o rendimento das aplicações financeiras.

A liquidez é um fator que as empresas buscam em seus investimentos, pois refere-se ao grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa, por exemplo: uma casa pode levar anos para ser vendida e transformada em caixa, enquanto uma aplicação em CDB pode ser transformada em dinheiro em caixa em apenas um dia.

A maioria das decisões financeiras envolve custos e beneficios distribuidos no tempo, sabemos que estamos vivenciando uma grande crise econômica em nosso país e no mundo, essas incertezas a respeito da economia a longo e a médio prazo, nos faz repensar sobre os rumos do desenvolvimento em nosso país e mais ainda se nossa moeda permanecerá forte e estável nos próximos anos. Por esses motivos dinheiro na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro, dinheiro na mão hoje pode ser aplicado rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro; considerá-se também que o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com