TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Consumo e produção de banana

Seminário: ATPS: Consumo e produção de banana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Seminário  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Economia

Trabalho apresentado a disciplina de Economia da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Professora:

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 4

2 CONSUMO E PRODUÇÃO DE BANANA....................................................................... 4

3 DIFICULDADES NO CULTIVO....................................................................................... 5

4 CUSTOS DA PRODUCAO E IMPOSTOS........................................................................ 6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................. 6

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO

O consumo de qualquer produto está completamente ligado à necessidade humana. Hoje o consumo deixou de ser praticado em massa como na segunda Guerra Mundial e passou a ser controlado pelo consumidor. O consumidor hoje pode ser descrito como um indivíduo que possui habilidades e possibilidades de consumir algo.

O perfil dos consumidores mudou rapidamente nos últimos anos e essa mudança continua. Por isso as empresas tem se deparado com o grande desafio de oferecer aos seus consumidores uma variedade de produtos e prezar por um bom atendimento. Mais exigentes econômicos, a nova era de consumidores está em busca de qualidade, bom preço e atendimento, sendo assim a concorrência fica cada vez maior.

1 CONSUMO E PRODUÇÃO DE BANANA

A banana é uma fruta consumida no mundo inteiro. O Brasil está no segundo lugar do ranking como maior produtor da fruta no mundo, perdendo apenas para a Índia. O cultivo da planta cresceu muito com a vinda dos espanhóis e portugueses, se espalhou rapidamente entre as tribos indígenas. Fruta tipicamente tropical, necessita de muito calor para ser cultivada.

Na região norte de Santa Catarina o cultivo da fruta é o maior do estado. Sendo maritalmente produção familiar várias cidades tem sua economia voltada a bananicultura. Segundo dados do IBGE divulgados em 2011 veja o gráfico abaixo que mostra a produção de cada cidade no ano:

Uma das cidades do norte do estado pioneira em produção de banana é a cidade de Schroeder. Em 2012 sua produção foi de aproximadamente 9 milhões de toneladas da fruta. Sendo que 5% foi exportado para a Argentina e 1% para o Uruguai. A cidade de Corupá líder no cultivo da fruta produziu em 2012 mais de 132 mil toneladas.

Apesar de não ser autóctone (ou seja, não é natural do Brasil), o cultivo da banana no Brasil se espalhou de tal maneira que hoje se destaca como a fruta mais consumida no país. É ingerida crua, assada, frita, em farinha, em purê, em passas, em compotas, transformada em licor ou aguardente. Por seu alcance territorial, facilidade de cultivo e ampla apreciação de seu fruto, a bananeira foi utilizada por exploradores e antropólogos como indicadora do grau de segregação de comunidades indígenas: apenas as tribos mais isoladas não desenvolviam seu cultivo. Nos relatos de viajantes e estudiosos, a constatação do desconhecimento da fruta por parte de grupos nativos frequentemente se fazia acompanhada de espanto.

Fruta pode ser produzida por pequenos, médios e grandes produtores, mas predomina nos pequenos. Toda essa produção vem aumentando a cada ano devido a demanda pela fruta no mercado interno. Em média o brasileiro consome por ano 30 quilos de banana.

O Brasil está no segundo lugar do ranking como maior produtor da fruta no mundo, perdendo apenas para a Índia. O cultivo da planta cresceu muito com a vinda dos espanhóis e portugueses, se espalhou rapidamente entre as tribos indígenas. Fruta tipicamente tropical, necessita de muito calor para ser cultivada.

3 DIFICULDADES NO CULTIVO

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com