TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Evolução do pensamento econômico

Seminário: ATPS: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 9

Giovani termina de responde e formata e imprime pra amanha pra mim. Valeu Jhow

Disciplina: Economia

Caxias do Sul, 26 de novembro de 2013

Evolução do pensamento Econômico

1. Precursores:

1.1 Fale um pouco sobre as primeiras referências conhecidas sobre Economia.

Adam Smith foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.

É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse”.

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

1.2 O que foi o mercantilismo?

É o nome dado a um conjunto de praticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes estados- nacionais.

É possível distinguir três modelos principais: balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo.

Segundo Hunt, o mercantilismo originou-se no período em que a Europa estava a passar por uma grave escassez de ouro e prata, não tendo, portanto, dinheiro suficiente para atender ao volume crescente do comércio.

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável). Essa crença é conhecida como bulionismo ou metalismo.

1.3 Como surgiu a fisiocracia e o que pregava?

Fisiocracia significa "poder da natureza".

A fisiocracia, advinda da chamada escola fisiocrática, surgiu no século XVIII e é considerada a primeira escola de economia científica. Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.

Contudo, os fisiocratas não levam a cabo essa analogia com a natureza física do mundo. Acreditam que, ao contrário das leis da natureza, que não podem ser quebradas, as sociedades podem distanciar-se da ordem natural que deveria reger os sistemas econômicos. Assim, o discurso fisiocrático aponta para um teórico ápice natural da economia, onde quem se opõe a ele fatalmente cairá em erro.

Embasavam-se na economia mercantil, identificando a transformação geral dos produtos em mercadorias.

1.4 Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas a riqueza: As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata) etc. ( metais preciosos)

Para os fisiocratas toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio ... Eram contra o intervencionismo mercantilista, Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.

1.5 Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restritas a tres funções principais, quais sejam:

- Defesa da Nação.

- Garantir Justiça e Segurança.

- Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

1.6 O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

Quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.

“Um pais tem vantagens comparativas na produção de um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países”.

1.7 Quem definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado?

1.8 Defina a lei de Say.

A Lei de Say também conhecida como Lei de mercados de Say ou Lei da preservação do poder de compra decorre do modelo que mantém oferta e demanda em identidade. Foi popularizada pelo economista francês Jean-Baptiste Say com sua explicação sobre o funcionamento dos mercados. A expressão didática para se referir ao princípio e que sintetiza o significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com