TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Gerenciamento de custos de logística

Seminário: ATPS: Gerenciamento de custos de logística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Seminário  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNESI

TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

ATPS apresentada a disciplina deGestão Custos Logísticos solicitado pela professora EAD: Edmilson Zaratine pela tutora presencial Shirley Paim como registro avaliativo .

FEIRA DE SANTANA/BA

ABRIL/2013

INTRODUÇÃO

A Gestão de Custos Logística visa melhorar e evitar custos em empresas assim podendo obter e manter estoque, armazenagem, embalagem , movimentação, do capital de giro o entre outros viabilizando todos esses custos .

Entendendo os principais conceitos de Custos, conhecendo osvários tipos de Custos Logísticos, o principal objetivo de processo de movimentação de material é reduzir os custos operacionais na concepção do produto final e no seu armazenamento. Sendo necessário alcançar outras metas e cumprir especificações primordiais a fim de alcançar o objetivo principal - redução de custos.

Modal escolhido transporte: Coletivo

Custos Logísticos neste Modal, condições de estradas que aumenta o custo com manutenção e equipamentos para os automóveis, combustível de veículos,ineficiência do transporte rodoviário,desqualificação da mão – de – obra, combustível, seguro do veículo IPVA/ seguro obrigatório, custos administrativos, pneus, lubrificantes, manutenção, óleo , aluguel com espaço ,segurança e muitos outros.

Custos de armazenagem

Aluguel de armazenagem, aquisições de paletes, custo com pessoal de armazenagem.Mão-de-obra,depreciação das empilhadeiras, luz etc.

Custos de movimentação

Aluguel de equipamentos, de movimentação, acessórios mão-de-obra,operacionale administrava (salários e encargos) depreciação de equipamentos e instalações seguros de equipamentos, mercadorias e instalações impostos laudos elicenças (água :energia: elétrica, etc) segurança patrimonial, manutenção, Predial Combustíveis (GLP, diesel, gasolina, Óleo: lubrificante, etc) manutenção de equipamentos.

E importante deixar clara a diferença entre custos de estoque e armazenagem. enquanto, o custo referente aos bens, produzidos ou comercializados, como o custo financeiro de estoque e o custo de perdas – devido a roubo, obsolescência e avarias - Os Custos de Armazenagem se apresentam tanto para empresas industriais como para as empresas comerciais, que compram e vendem produtos. Na indústria, o aumento da quantidade de pedidos e a variabilidade dos itens que constituem esse pedido, forçaram as empresas industriais a traçarem novas estratégias de armazenamento de produtos como o cross – docking. No varejo, os Custos de armazenagem são também expressivos, visto que os espaços de gôndolas em supermercados estão cada vez mais disputados, colaborando para que o preço para estar presente aumente cada vez mais, passo que a empresa compra ou aluga um novo armazém, seus Custos com Armazenagem aumentam significativamente, visto que há a necessidade de implantar a mesma estrutura neste novo local (apesar de que pode acontecer que o acréscimo seja menor, pois muitas vezes não há a necessidade de ter uma armazém da mesma proporção do anterior).

Os Custos vão aumentando na medida em que se abre novos armazéns, obedecendo à quantidade movimentada. Éinteressante para a empresa que se trabalhe sempre próximo à capacidade máxima, pois os Custos serão diluídos melhor nos produtos. É com base nisso que podemos analisar o próximo gráfico que mostra como se comporta o Custo do produto em relação à abertura de novosarmazéns.

Na medida em que a empresa aumenta o número de armazéns disponíveis no sistema, seus Custos e Níveis de Serviço se modificarão de forma tal que o exagero ou a insuficiência são parâmetros indesejáveis.

Para isso, estabelecemos que a definição do número de armazéns deve ser determinada analisando os efeitos desta decisão trará nos Níveis de Estoques e no Sistema de Transportes. Assim, quanto maior for o número de armazéns, mais a empresa investirá em estoque, aumentando demasiadamente seus Custos com Estocagem, ao passo que, como os armazéns são numerosos, estes tendem a estar próximo aos Clientes, o que diminui consideravelmente os Custos com Transportes, o inverso também é válido, quanto menor a quantidade de armazéns, menor será o Custo com Estocagem, ao passo que, os Custos com Transporte aumentarão em decorrência das distâncias a serem atendidas .

Modais de Transportes

Rodoviário

Aério

Ferroviário

Dutoviário

Custos Logísticos

Remuneração do capital

Pessoal (motorista) – deve ser considerado tanto o salário quanto os encargos e benefícios;

Seguro do veículo;

IPVA/ seguro obrigatório;

Custos administrativos;

Combustível;

Pneus;

Lubrificantes;

Manutenção;

Pedágio.

Preço Médio do Trabalho,despesas com tripulantes, Técnicos, despesas com comissários de bordo, número de funcionários, aeronautas,

Preço Médio das Tarifas Aeroportuáriasnúmero de pousos fetuados, combustível despesas com combustível

carga tributária elevada, tarifas e despesas administrativas com controles desnecessários.

Fixo de implantação,custo operacionais,tarifas de Auxílio à Navegação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com