TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GERENCIAMENTO DE CUSTOS

Exames: ATPS GERENCIAMENTO DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 9

2. TERMINOLOGIAS DE CUSTOS

2.1. Origem da Contabilidade de Custos

Até a época da Revolução Industrial (século XVIII), praticamente, só existia contabilidade financeira, pois, os processos produtivos eram basicamente artesanais e, via de regra, só existia empresas comerciais. Para a apuração do resultado, era utilizada a seguinte fórmula:

Vendas

(-) Custo dos produtos vendidos (CPV)

(=)Lucro Bruto

(-)Despesas Administrativas

(-)Despesas Comerciais

(-)Despesas Financeiras

(=)Lucro Líquido

O custo dos produtos vendidos (CPV) era determinado através da verificação dos estoques e das compras do período:

Inventário Inicial (estoque inicial)

(+)Compras

(-)Inventário Final (estoque final)

(=)Custo dos produtos Vendidos

Quando os processos eram basicamente artesanais, os valores dos fatores de produção eram: o valor das matérias-primas e da mão-de-obra. Com o advento da Revolução Industrial, onde máquinas foram introduzidas nos processos fabris, e uma conseqüente mecanização das operações industriais, a determinação do custo dos produtos fabricados ficou mais complexa. Temos vários insumos consumidos na confecção dos produtos, dificultando a incorporação do valor nos produtos fabricados. Com isso, criou-se a necessidade de desenvolver novas técnicas contábeis capazes de solucionar estas dificuldades, culminando com o aparecimento da contabilidade de custos, que inicialmente era apenas voltada para a avaliação de estoques e determinação do resultado do período.

Neste novo contexto, a determinação dos custos dos produtos vendidos (CPV), passou-se a determinar através da expressão:

Inventário Inicial de Produtos Acabados (IIPA)

(+)Produção do Período (PP) ou Custo de Produtos em Processo (CPP)

(-)Inventário Final dos Produtos Acabados (IFPA)

(=)Custo dos Produtos Vendidos (CPV)

A Produção do Período (PP) é determinada através da expressão:

Inventário Inicial Dos Produtos Em Processo(IIPP)

(+)Custos do Período (CP) =(MOD + MP+CIF)

(-)Inventário Final dos Produtos em Processo (IFPP)

(=)Produção do Período (PP)

Onde,

MOD= Mão-de-Obra Direta

MP=Matéria-Prima

CIF=Custo Indireto de Fabricação

Para cálculo da matéria-prima (MP) usa-se a expressão:

Inventário Inicial De Matérias-Primas(IIMP)

(+)Compras do Período

(-)Inventário Final de Matérias-Primas(IFMP)

(=)Custo Matéria-Prima (CMP)

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O Tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa e completamente dependente do serviço ou produto que por ela e produzido.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas a gestão de custos.

2.2. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Desde o aparecimento da Contabilidade de Custos, até os nossos dias, houve uma evolução bastante significativa na mesma. Com a crescente complexibilidade de custos, a mesma deixou de ter como único objetivo a avaliação de inventários, de produtos vendidos e de resultados obtidos. Verificou-se que suas informações eram bastante úteis no auxilio gerencial das empresas. Com a crescente concorrência, escassez de recursos, há necessidade que as empresas melhorem constantemente seus processos produtivos para que possam sobreviver no mercado. As informações fornecidas pelos sistemas de custos, quando bem registradas, organizadas e relatadas, constituem um forte subsídio para um bom planejamento, controle e tomadas de decisões.

2.3. OBJETIVOS DOS SISTEMAS DE CUSTOS

Os objetivos básicos de um sistema de custos estão intimamente ligados aos próprios objetivos da Contabilidade de Custos; a avaliação de inventários, auxilio ao controle e o auxílio à tomadas de decisões.

3. AVALIAÇÃO DE INVENTÁRIOS

O objetivo da Contabilidade de Custos é a determinação do resultado da empresa e a obtenção do custo dos produtos para avaliação de estoques. Esta primeira função da Contabilidade de Custos está ligada a exigências fiscais. Os procedimentos para a determinação do custo dos produtos são regulamentados pelo governo seguindo certos critérios pré-estabelecidos. As metodologias impostas pelo fisco, na maioria das vezes, são de pouca valia para auxílio gerencial.

1.3.2. CONTROLE

Quando queremos controlar um determinado processo, determinamos um certo padrão de desempenho, após verificamos o desempenho real e o comparamos com o desejado, obtendo as variações. Na seqüência, procura-se saber as causas das variações ocorridas para que as ações corretivas sejam tomadas. Num Sistema de Custos, o processo utilizado é o mesmo. São estabelecidos padrões de custos, orçamentos e medidas de desempenho. Um bom sistema de custos deve permitir um efetivo monitoramento, para que os desvios sejam facilmente e rapidamente detectados, as causas dos desvios identificadas e, garantir que as ações corretivas sejam efetivamente implantadas.

Como apoio ao controle, um Sistema de Custos, quando bem estruturado, permite a mensuração das perdas e desperdícios dos sistemas produtivos.

1.3.3. TOMADA DE DECISÕES

O Sistema de Custos tem outro objetivo importante que é o de apoiar o processo decisório da empresa. Com base nos dados dos Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com