TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: O conceito de planejamento

Seminário: ATPS: O conceito de planejamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO GESTÃO PÚBLICA

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Processos Gerenciais

Profª.EaD: Ademir Cavalheiro Leite

Tutor Presencial: Márcia Regina da Silva Fernandes

Discentes:

Valparaíso de Goiás – GO, 07 de Outubro de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

ETAPA 1 – PASSO 3 6

1 – Conceito: Planejamento 6

1.1 Planejamento: definição. 6

1.2 Tipos de Planejamento (tipologia) 6

1.2.1 Planejamento estratégico. 7

1.2.2 Planejamento tático 7

1.2.3 Planejamentos operacionais 7

Conclusão 7

ETAPA 2, PASSO 1 8

Introdução: 8

2 - PROJETO – MAIS ESPERANÇA 8

2.1 Público Alvo: 8

3. Objetivos: 8

3.1 Objetivos Geral 8

3.2 Objetivos Específicos 8

4. Justificativa: 9

5. Método 9

5.1 Participação 9

5.2 Áreas Envolvidas: 9

5.2.1 Doação de sangue 9

5.2.2 Sem Drogas 10

5.2.3 Doação de Alimentos 10

6. Custo Estimado 10

7. Cronograma: 11

ETAPA 4 - PASSO 2 11

Implicações Éticas do controle 11

ETAPA 3 PASSO 2 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por que as ferramentas gerenciais podem falhar. 12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Olhando para o futuro e levando em conta as incertezas do mercado, para se obter êxito nas decisões é preciso usar uma ferramenta que possibilite essas decisões sejam coerentes e certas de acordo com objetivo esperado. Entra então em cena o planejamento, que visa à estruturação e programação de todas as tarefas ou atividades necessárias para o desenvolvimento de projetos, planos e ajuda principalmente nas decisões que serão tomadas

ETAPA 1 – PASSO 3

1 – Conceito: Planejamento

Uma empresa não age por agir, é preciso uma ferramenta que ajude a tomar a decisão certa. Muitas são as incertezas no mercado. Para atingir os objetivos e alcança-los da melhor maneira possível, as empresas usam o planejamento, que apesar de ser uma palavra comum e conhecida, o planejamento pode ser tonar um pouco mais complexo se aprofundarmos no seu significado real tanto no teórico quanto na pratica.

1.1 Planejamento: definição.

O planejamento é o início de todo o processo, sendo subsidiado, posteriormente pelas informações obtiddas no controle, já que se trata de um ciclo, ou mais precisamente:

De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo (ESCÓSSIA, Carlos. O que é Planejamento).

Como se pode identificar, planejamento pode ser entendido como um conjunto de processos que são destinados à alcançar objetivos no tempo futuro.

Podemos dizer que planejamento é uma técnica de obsorção das incertezas do futuro, aumento o desempenho das organizações. Nele a empresa terá consciência de em qual lugar a empresa se encontra, sabendo a real situação e caminhando para o futuro onde ela pretende chegar, em resumo, quais são os seus objetivos. Com a definição de seus objetivos, verificando o estado atual das coisas, desenvolvendo premissas sobre as condições futuras e implementando os planos de ações necessários, a empresa poderá ter um real controle, uma melhor direção e organização.

1.2 Tipos de Planejamento (tipologia)

Devido o planejamento está presente em vários níveis organizacionais, a sua elaboração e feita em meios diferentes. Sendo assim, podemos dizer que existem hierarquias de planos, onde são três os níveis de planejamento:

1.2.1 Planejamento estratégico.

O mais amplo dos planejamentos, envolve toda a organização, abrangendo varias aéreas de atividade, sempre se preocupando em atingir os objetivos globais da organização. É projetado para o longo prazo, podendo ser cerca de 5 anos ou até mais, dependendo da empresa ou órgão, levando em conta cada peculiaridade.

É definido pela cúpula administrativa/organização, embora a empresa é vista em sua totalidade, as decisões serão feitas pela hierarquia, sendo todos os demais planejamentos su-bordinados ao planejamento estratégico. Dessa forma, o planejamento operacional segue o planejamento tático e ambos estarão subordinados ao planejamento estratégico.

1.2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com