TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Neoclássica

Artigo: Abordagem Neoclássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 21

Abordagem Neoclássica

No início da década de 50, o mundo das organizações passou para uma fase de grandes mudanças e transformações. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo começou a experimentar um surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes, e com tantas novidades surgindo, as repercussões sobre a teoria administrativa não demorariam a acontecer.

Apesar das muitas críticas que a Teoria Clássica e seus segmentos sempre receberam, ela nunca foi totalmente substituída por outra. Pelo contrário, sempre foi usada como referência para iniciar outra abordagem, ou para se posicionar diferente dela.

A Teoria Neoclássica, nada mais é do que a Teoria Clássica reajustada para aproveitar a contribuição de todas as outras teorias administrativas.

Essa teoria baseia-se em cinco fundamentos básicos:

1) A Administração é um processo operacional que envolve planejamento, organização, direção e controle.

2) A Administração precisa se fundamentar em princípios básicos, com valor preditivo, pois, ela envolve uma variedade de situações organizacionais.

3) A Administração é uma arte que deve se apoiar em princípios universais

4) Os princípios da administração, assim como os das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.

5) A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador, portanto, a teoria da administração não precisa abranger todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios da administração.

6) Diz-se da abordagem neoclássica, que primeiro ela consiste em identificar as funções do administrador e logo após, retirar delas os princípios fundamentais da prática da Administração. Para alguns autores, o termo Teoria Neoclássica é um pouco exagerado por se tratar de uma escola que não é bem definida, e sim um movimento heterogêneo. Sendo assim, ela também recebe outras denominações, como Escola Operacional ou escola do Processo Administrativo. Porém, a denominação teoria é a que melhor se enquadra didaticamente.

Características da Teoria Neoclássica

1) Ênfase na prática da administração.

Pela Teoria Neoclássica, existe a ênfase nos aspectos práticos da Administração, vindos do pragmatismo e da busca de resultados concretos e palpáveis, visando à ação administrativa.

2) Reafirmação relativa dos produtos clássicos.

Os neoclássicos pretendem que cada coisa esteja em seu devido lugar, e para isso, seguem grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, reestruturando-o para a época atual. Alguns exemplos disso são as estruturas de organização linear, funcional, linha-staff, departamentalização, o problema de autoridade e responsabilidade, as relações de linha e assessoria, entre outras. Todas essas são adaptadas para a época atual e dentro da nova abordagem neoclássica.

3) Ênfase nos princípios gerais de administração.

O estudo da Administração baseia-se em princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar e etc. Todas essas funções são realizadas por administradores, que são essenciais para toda organização dinâmica e bem sucedida. Essas são as chamadas normas de comportamento administrativo.

Independente da atividade a que a organização é ligada, é comum encontrar problemas para selecionar gerentes e pessoas, estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados de desempenho e coordenar e controlar operações para alcançar os objetivos desejados.

E é exatamente para isso, que os neoclássicos estabelecem os princípios gerenciais da Administração, para orientar os administradores no desenvolvimento de suas funções.

4) Ênfase nos objetivos e nos resultados.

Toda organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados, e é em função desses objetivos e resultados que ela deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

Para que esses objetivos sejam alcançados com êxito e mostrem os resultados esperados, é necessário que a organização esteja preparada, orientada e planejada, utilizando também outro produto neoclássico, a Administração por Objetivos (APO).

5) Ecletismo da Teoria Neoclássica.

A Teoria Neoclássica é definida como eclética, por se basear na teoria Clássica, mas também absorver conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes.

Princípios básicos

Os princípios básicos da Organização abordados pelos neoclássicos são:

1) Divisão do trabalho -> é a maneira que a organização tem para tornar sua produção eficiente, decompor o processo em pequenas tarefas aumentando assim sua produtividade, tendo melhor rendimento do pessoal e redução nos custos de produção.

Através da divisão, a organização se divide em três níveis administrativos: institucional, intermediário e operacional.

2) Especialização -> conseqüência da divisão do trabalho, cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas.

3) Hierarquia -> outra conseqüência da divisão do trabalho, a hierarquia é a diversificação funcional dentro da organização. Com a organização se dividindo em áreas especializadas, a função de dirigir e fazer com que essas áreas trabalhem harmoniosamente, também precisa ser reformulada. Daí então surge a hierarquia, que nada mais é que uma divisão de níveis de autoridade. Quanto maior seu nível hierárquico, maior sua autoridade na organização.

Atualmente, as organizações estão reduzindo seu nível hierárquico com o intuito de deixar a organização mais simples, mais ágil e competitiva em um mundo repleto de transformações.

4) Amplitude Administrativa -> significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla e a tendência atual é que se possa comprimir essa amplitude, para que se diminuam os níveis hierárquicos e melhore as comunicações.

Centralização x Descentralização

Um problema bastante discutido pela Teoria Neoclássica é a centralização x descentralização. Essas se referem ao nível hierárquico nos quais as decisões devem ser tomadas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com