TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem ao conceito de empreendedorismo

Seminário: Abordagem ao conceito de empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

Empreendedorismo 1

Aproximação dos Conceitos de Empreendedorismo, Empreendedor e Empresário - Conceitos Principais.

Empreendedorismo, em linhas gerais, é uma palavra que designa o processo de empreender.

Portanto, se analisamos as definições que constam na bibliografia acadêmica, percebemos que o termo empreendedorismo pode ser abordado e estudado de, pelo menos, três óticas distintas e complementares:

» Empreendedorismo como o estudo da capacidade individual das pessoas de transformar ideias criativas em oportunidades de negócios;

» Empreendedorismo como o processo de constituição de novas iniciativas empresariais;

» Empreendedorismo como um processo social capaz de desconcentrar a riqueza e de contribuir para o bem-estar da coletividade.

Diferenciação das figuras do empreendedor, do empresário, do gestor e do inventor.

De uma maneira geral, na bibliografia referenciada, entende-se o empreendedor como uma pessoa sonhadora, visionária, que enxerga oportunidades onde ninguém mais vê. Estas oportunidades, por sua vez, podem conduzir à constituição de um novo negócio, ou não.

Costuma-se considerar os termos empreendedor e empresário sinônimos. Há muitos casos de empresários que apenas possuem a propriedade dos meios de produção e nem mesmo participam ativamente da administração de seus negócios.

O empreendedor é o realizador, quer seja em sua própria iniciativa empresarial - e nesse caso ele também poderia ser considerado um empresário - ou no âmbito de outras organizações, o também chamado empreendedor interno,

A ideia do empresário tem relação com a posse do capital. O empresário é o viabilizador da empresa e, em sendo assim, também requer uma dose de empreendedorismo.

A interseção entre as figuras do empreendedor e do empresário acontece em pelo menos duas circunstâncias: na primeira, quando o descobridor da oportunidade é a mesma pessoa responsável pela sua implementação e gerenciamento, tem-se a figura do empreendedor-empresário; e, na segunda, quando um empresário, enquanto dirigente de uma organização, desenvolve seus negócios de maneira arrojada e inovadora, tem-se a figura do empresário-empreendedor.

O empreendedor sem o empresário não verá a sua oportunidade de negócios se concretizar. O empresário sem espírito empreendedor pode experimentar a obsolescência e ver os seus negócios serem suplantados pela concorrência.

Todavia, o empreendedor pode não ter nenhuma aptidão para a administração e delega esta função a outra pessoa, contratada para tal fim. Neste momento, surge a figura do gestor. Este, por sua vez, é o profissional contratado para conduzir as atividades da organização, utilizando-se de seus conhecimentos técnicos em administração.

Já o foco do inventor está mais no objeto da sua criação do que na sua aplicação comercial. Em algumas ocasiões, o inventor pode ser o próprio empreendedor, mas, na maioria das vezes, o inventor necessita do empreendedor para dar continuidade à sua ideia, inseri-la na indústria e transformá-la em uma oportunidade viável de negócios.

Em síntese, o inventor diferencia-se do gestor pela sua alta capacidade criativa e do empreendedor pela dificuldade que tem para concretizar as suas ideias inovadoras.

O EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO

Costuma-se acreditar que as iniciativas empreendedoras residem unicamente em invenções, ou seja, na criação de ideias radicalmente inéditas. Este é um engano muito comum2. O empreendedorismo guarda uma relação muito próxima com a inovação, cuja definição semântica, presente no dicionário significa “o ato ou efeito de inovar” (FERREIRA, 1999, p. 1115) que, por sua vez, de acordo com a mesma fonte, significa “tornar novo, renovar, introduzir novidade”

As inovações podem ser incrementais ou radicais No primeiro caso, ela é entendida como um melhoramento ou releitura de algum produto ou processo já existente. No segundo caso, refere-se ao desenvolvimento de produtos e processos cujas características difiram significativamente, se comparados aos produtos e processos existentes Podem ser fruto de uma tecnologia nova ou de uma nova maneira de combinar tecnologias pré-existentes.

Não há dúvidas de que a invenção do telefone foi revolucionária, concorda? No entanto, ela se deveu à combinação de elementos já existentes, a exemplo do conhecimento sobre baterias elétricas e o comportamento do som. O que Alexandre Graham Bell4 fez foi combinar esses conhecimentos de uma maneira nova e gerar uma inovação radical.

As inovações radicais trazem consigo uma revolução tecnológica. Foi o que aconteceu com o CD e o LP, com o DVD e as fitas de vídeo VHS, com a lâmpada elétrica e os lampiões, dentre outros exemplos conhecidos.

O caráter multidisciplinar do empreendorismo.

As oportunidades são oriundas do ambiente e como tal requerem um profundo entendimento do comportamento de variáveis econômicas e políticas legais, ambientais, demográficas, tecnológicas, relacionadas com o comportamento do consumidor dentre outras, que, para ser obtido, além da Administração, necessita de conhecimentos oriundos de áreas de estudo tão diversas, como a Economia, o Direito, o Marketing, a Computação, a Engenharia, a Psicologia e a Demografia.

SÍNTESE

Nessa aula, apresentou-se o empreendedorismo como um processo multidisciplinar de geração de inovação, com grande importância social e econômica.

Atividades

• Pergunta 1

Leia o texto à seguir publicado no site da Revista Exame : “Há exatos 10 anos o mundo conhecia o primeiro iPod, apresentado com entusiasmo por Steve Jobs e que marcou a forma como ouvimos música até hoje. Em seu anúncio, Jobs ressaltou a inovadora capacidade de armazenamento do dispositivo, que originalmente contava com 5GB de espaço, capaz de guardar até mil canções. Hoje, ao completar uma década, o dispositivo marca transformações no mercado fonográfico e no mundo da tecnologia. Foi o primeiro produto portátil da Apple a usar memória flash e a exibir vídeos e fotos. Desde o primeiro iPod, a Apple já vendeu mais de 314 milhões de unidades entre modelos como mini,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com