TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito geral da empreendedorismo

Pesquisas Acadêmicas: O conceito geral da empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Através de estudos realizados, vamos demonstrar as oportunidades para se montar uma empresa de salgados congelados, análises e conceito de negócios, distribuição, estratégias para conquistar clientes respeitando as etapas de criação de um plano de negócio, com base na visão do empreendedor, na qual devemos utilizar de todos os recursos existentes, como por exemplo, o planejamento de cinco anos, para evitar que o nosso empreendimento caia nas estatísticas, que dizem que as vidas de um empreendimento muitas vezes não chegam há dois anos.

Nos dias atuais para desenvolvermos um negócio, deve-se pesquisar o mercado, como por exemplo, seus concorrentes, para obter o maior número de informações possíveis, desta forma estarão reduzindo a probabilidade de fracasso.

Num conceito geral este dois fatores para chegarem a um sucesso têm que caminharem juntos, apesar de um processo ao longo prazo oferece um destaque favorável à organização no mercado.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950, é um termo oriundo do francês que significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e não deixar o cliente sempre na mesmice. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuam, modificando assim o cenário econômico.

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la. (Augusto Cury)

Empreendedorismo no Brasil

Atualmente o que se vê é muitas empresas iniciantes que rapidamente deixam de existir por falta de planejamento e informação, porque não basta ter dinheiro e sorte. A taxa de mortalidade das pequenas empresas é de 22% no Brasil enquanto que 15% nos países mais desenvolvidos.

O SEBRAE que é referência no assunto, oferece cursos técnicos para a gestão do negócio e para estudos de viabilidade econômica – financeira. Além disso, o gerente de atendimento do sistema do SEBRAE, Ênio Pinto, explica que existem os cursos voltados para a atitude dos empreendedores:

“Nós sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento”.

Além do SEBRAE, a editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta outros caminhos para o microempreendedor iniciante:

“Hoje, a gente já percebe assim que tanto as escolas de nível médio como algumas universidades têm feito bastante parceria nessa área de empreendedorismo. Então, para quem está começando, buscar a consultoria junto às empresas-júnior, que funcionam nas faculdades, é um excelente caminho. O custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional, uma consultoria de mercado e os resultados são bastante positivos. Isso vale tanto para a constituição da empresa, quanto para a área de marketing, como para a publicidade. Outro caminho também é procurar instituições mesmo de ensino ou então instituições como endeavor, por exemplo, que também incentivam o empreendedorismo e também tem bons consultores disponíveis e o melhor de tudo, tem troca de informações entre empreendedores. Gente bem sucedida que se dispõe a contar a própria história, a própria experiência, para que os outros encurtem o caminho”.

Outra preocupação na abertura de uma empresa, segundo José Dornelas especialista em empreendedorismo, deve ser a inovação. A maioria não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. O empreendedor brasileiro não tem a visão de abrangência além do país em termos de atuação, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que estar preparado para isso.

Para José Dornelas, o crédito cresceu as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis.

Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Identificação de Oportunidades para Empreendimentos

Uma questão sempre presente entre empreendedores e empresas, identificar e aproveitar as oportunidades é a melhor forma de sobrevivência no mercado de trabalho. A oportunidade é caracterizada por um conjunto de situações e circunstâncias, que permite mudanças dentro da empresa, com relação aos clientes, e até mesmo na vida pessoal.

A melhor forma para que isso aconteça é estar atualizado e conhecer as necessidades que o mercado precisa e fazer a diferença, não basta apenas ter ideias, pois uma ideia mesmo que criativa nem sempre representa oportunidades.

O empreendedor precisa ser capaz de criar e organizar várias formas de gerar recursos necessários como: estruturais, técnicos, financeiros e humanos.

A oportunidade para a empresa crescer no mercado acaba quando as imperfeições começam a aparecer, alto custo operacional, mau atendimento, pouca qualidade do produto, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com