TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Projeto de pesquisa: EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.037 Palavras (21 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

O empreendedorismo gera desenvolvimento social e econômico em um país. E o Brasil tem se destacado quanto ao crescimento do número de novas empresas. São vários os tipos de empresas, porém a mais conhecida é a empresa individual. E os empreendedores podem ser nato, serial, corporativo e social entre outros. Ao abrir seu próprio negócio o empreendedor se depara com um desafio para o qual nem sempre está preparado. Muitos iniciam suas empresas sem o devido conhecimento do negócio e do público-alvo. Depois de abrir a empresa, outro erro constante é o não acompanhamento da rotina da mesma e o descontrole do fluxo de caixa. Não se adaptar às necessidades do mercado também está na lista desses erros tão comuns ao novo empreendedor. Procurar por qualificação e aprendizado devem ser então, o primeiro passo daquele que planeja abrir um negócio próprio. Cursos, palestras e seminários, são exemplos de recursos disponíveis no mercado que podem orientar o novo empreendedor não só na abertura, mas também na sobrevivência de sua empresa. O empreendedor deve conhecer também os incentivos e verbas disponibilizadas pelo governo, e em contrapartida, os empecilhos e entraves causados pela burocracia e pela alta carga tributária, quesitos esses onde o Brasil se destaca negativamente.

Palavras Chave: empreendedorismo, empreendedor, desenvolvimento social, qualificação, verba, burocracia, carga tributária.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Sendo o Brasil um país empreendedor, onde o número de novas empresas cresce consideravelmente em relação a outros países, propõe-se conhecer e explorar um pouco mais o tema através desse artigo. O que é o empreendedorismo e o que faz um empreendedor, quais seus maiores desafios e dificuldades, seus erros mais comuns, em que o governo favorece e/ou desfavorece o empreendedor e sua empresa. Almeja-se também justificar a pesquisa divulgada pelo IBGE (2012) onde de cada 100 novas empresas abertas no Brasil, 48 fecham as portas antes dos três anos de existência, e apontar medidas que podem ser tomadas para evitar a mortalidade precoce dessas empresas.

CAPÍTULO I

EMPREENDEDORISMO - CONCEITOS E DEFINIÇÕES

É o empreendedorismo o principal causador de desenvolvimento no país, tanto econômico como social, gerando riqueza e emprego. “Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto técnico, científico e empresarial. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar”. Definição presente na grande maioria dos artigos e textos estudados.

Este é o conceito que se dá às ações de um ou vários indivíduos que inovam ou iniciam um empreendimento (organização), criando algo diferente e de valor, dedicando o seu tempo, esforço e assumindo riscos de um mercado (financeiro psicológico e social) para obter satisfação econômica e pessoal.

Esse indivíduo é o empreendedor, que deve então apresentar habilidades que o possibilite criar, abrir e gerir seu negócio e gerar resultados positivos. O empreendedor é que realiza, age e executa.

Tipos de Empreendedor

São vários os tipos de empreendedores. Os que serão citados e definidos aqui são segundo o professor José Dornelas:

• O Empreendedor Nato (Mitológico)

Geralmente são os mais conhecidos e aclamados. Começam a trabalhar muito jovens e adquirem habilidade de negociação e de vendas. Suas referências e exemplos a seguir são os valores familiares e religiosos, e eles mesmos acabam por se tornar uma grande referência. Exemplos: Bill Gates, Andrew Carnegie, Sílvio Santos, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá) etc.

• O Empreendedor que Aprende (Inesperado)

É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a única possível. O momento de disparo ou de tomada de decisão ocorre quando alguém o convida para fazer parte de uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe que pode criar um negócio próprio. Tem de aprender a lidar com as novas situações e se envolver em todas as atividades de um negócio próprio.

• Empreendedor Serial (Cria Novos Negócios)

É uma pessoa que não se contenta em criar um negócio e ficar à frente dele até que se torne uma grande corporação. Como geralmente é uma pessoa dinâmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo a assumir uma postura de executivo que lidera grandes equipes.

• Empreendedor Corporativo

O empreendedor corporativo tem ficado mais em evidência nos últimos anos, devido à necessidade das grandes organizações de se renovar, inovar e criar novos negócios. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas. Não se contentam em ganhar o que ganham e adoram planos com metas ousadas e recompensas variáveis.

• Empreendedor Social

Os empreendedores sociais são um fenômeno mundial e, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, têm um papel social extremamente importante, já que através de suas ações e das organizações que criam preenchem lacunas deixadas pelo poder público. De todos os tipos de empreendedores é o único que não busca desenvolver um patrimônio financeiro, ou seja, não tem como um de seus objetivos ganhar dinheiro. Prefere compartilhar seus recursos e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

• Empreendedor por Necessidade

O empreendedor por necessidade cria o próprio negócio porque não tem alternativa. Geralmente não tem acesso ao mercado de trabalho ou foi demitido. Suas iniciativas empreendedoras são simples, pouco inovadoras, geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com