TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação do capital

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

2.ACUMULAÇÃO MUNDIAL

I)O mundo em 1500

  Data de existência do homem aproximadamente 2,5 milhões de anos .No século XV tinham alguns milhões de humanos ,com culturas diferentes e transformações capitalistas ,na qual, alguns estavam adquirindo e outros não tinham adquirido ainda .Na Africa onde a relatos que é o primeiro local que o homens trabalhavam com ferros se tornaram grandes impérios tal  recrutavam das tribos mais isoladas membros para a civilização.

  A civilização Árabe ,se expandiu do Oriente Médio para a região subsariana para o sul da Europa  .Pelos mongóis (conquistadores chineses ) chegaram muito antes que os navegadores poirtugueses em Cartao,tendo navios mais tecnológicos que os de portugal .Entretanto por serem um pais agrícola não desenvolveram um comércio marítimo.

  Os japoneses após a presença de comerciantes e missionários espanhóis e portugueses no século XVI ,implantaram o regime Togukama que só permitiria a entrada de holandeses e chineses.

  O arquipélago indonésiofilipino (sudeste da asia )teve produção local intensiva e um comércio extensivo com os árabes ,chineses , Indianos  entre outros .

  A Índia era de uma economia comunal agrícola     e artesãos com a conquista mongu exigiu que as comunidades pagassem impostos que momentaneamente não teve alteração significativa mas  posteriormente levoua a Ídia a um desenvolvimento capitalista .

  Novgorod (Russia ) sendo que seu território duplicou e quase não houve um crescimento demográfico significante e a capital era Muscou. Além disso,os russos desciam no sentido  ao vale de Amurt ,rumo a china em busca da bebida nacional o chá . E os ingleses chegaram mais tardes a Califórnia compraram o Alasca dos russos .

  O Novo Mundo  para os Europeus tinham mais pessoas do que eles estimavam . O contato dos europeus com os nativos gerou um esterminio de nativos  e os que restaram auxiliaram em atividades agrícolas e de mineração.

  A população indígena pré colombiana .O império asteca tinha aproximadamente 25 milhões de súditos e uma agricultura com sistemas de irrigação ,para transportar a mercadoria na utilizavam nem roda e nem força animal . Entretanto tribo rival se ajuntou com os espanhóis que detinha armas de fogo e cavalos para derrotar os astecas .

  Na América do sul os incas com sua com sua forma de produção agrícola  com as terraplanagens conseguiram um desenvolvimento e  a divisão do trabalho .Contudo,foram surpreendidos pelos exploradores espanhóis que detinham material bélico superior aos deles .

  O modo de produção dos pré-colombianos era “asiático ”por terrem terras comunais com aldeão ,entretanto, do dia para a noite foi transformado no de produção espanhol.

  No início do século XVI através de relações comerciais com muçulmanos e europeus ocorriam conflitos armados .E os muçulmanos obtiveram ascensão econômica e cultural por serem potencias comerciais e armamentistas  territoriais .Entretanto no século XVI os europeus começaram a desafiar com suas superioridades navais .

 Causas responsáveis pela depressão do feudalismo a primeira foi o produto de um ponto ótimo para expansão e a segunda foi a crise do produto e a expansão climatológica .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com