TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos de classificação

Projeto de pesquisa: Algoritmos de classificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

Imagem

Ciências da Computação

Trabalho de APS

Tema:

Algoritmos de Ordenação

Lucas da Silva Silvério RA: B886757

Felipe Vasconcelos Gino RA: B88AFD6

José Pedro B. da Paixão RA: B94DIG4

José Reinaldo Matos Junior RA: B705JE0

Sumario

Objetivos

O objetivo principal desse trabalho é estudar a complexidade dos algoritmos de ordenação, o tempo que leva para ser executado, e qual o melhor algoritmo a ser implementado em sistemas que necessitamos no dia a dia.

Introdução

Todos os dias o homem depara-se com a necessidade de consultar dados ordenados. Como exemplo uma lista telefônica, fichas cadastrais, entre outro.

Dentro da computação temos um método chamado ordenação, que faz a busca de seus dados e os apresenta em uma ordem pré-definida pelo programador ou pelo próprio algoritmo implementado no código de programação.

Em questões de ordenação devido ao uso frequente, é importante se ter algoritmos rápidos e que ocupem pouco espaço de memória durante sua execução. Para se ter bons resultados deve se ter uma boa implementação dos códigos.

Em vários programas e aplicações, os dados devem ser guardados em uma determinada ordem. Por meio de alguns algoritmos se é capaz de explorar a ordenação dos dados para se ter um meio mais eficiente, do ponto de vista computacional.

Os métodos de ordenação mais utilizados são:

BubbleSort:

O BubbleSort (bolha) é um algoritmo mais simples e de implementação mais fácil, por isso é um dos mais conhecidos métodos de ordenação.

SelectSort:

Consiste em encontrar a menor chave por pesquisa sequencial. Encontrando a menor chave, essa é permutada com a que ocupa a posição inicial do vetor, que fica então reduzido a um elemento.

InsertSort;

O InsertSort é o método mais rápido entre os que são considerados básicos (BubleSort e SelectSort). Este método consiste em ordenar o arranjo utilizando um sub-arranjo ordenado localizado em seu inicio, e a cada novo passo, acrescentar a este sub-arranjo mais um elemento, até atingir o último elemento do arranjo fazendo assim com que ele fique ordenado.

QuickSort:

O QuickSort é considerado um dos melhores algoritmos na maioria dos casos.

O primeiro elemento da lista a ser classificada é escolhido como o pivô. No presente trabalho será apresentado.

BubbleSort;

InsertSort;

SelectSort;

ShellSort;

QuickSort;

HeapSort;

MergeSort.

Ordenação e seus Métodos.

Ordenar corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em ordem ascendente ou descendente. O objetivo principal da ordenação é facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. A atividade de colocar as coisas em ordem está presente na maioria das aplicações em que os objetos armazenados têm de ser pesquisados e recuperados. A comparação é feita através de uma determinada chave. Um método é dito estável se a ordem relativa dos itens com a mesma chave não se altera durante o processo de ordenação como mostra a figura.

Imagem

Os métodos de ordenação são clássicas em dois grandes grupos: ordenação interna e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com