TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise lojas americanas

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 9

 Análise do preço justo da ação LAME3

Fábio de Paula Sividanes (15101355)

Gabriel de Freitas Klein (15101358)

Resumo: O seguinte trabalho tem como objetivo analisar se a ação LAME3 é uma boa opção no momento, projetando o preço alvo, o qual seria o preço justo, através de uma formatação lógica que passa desde o que é a análise fundamentalista, a qual é abordada no trabalho, até a maneira como esse tipo de análise foi aplicada para a ação em questão; chegando à conclusão que a ação está superavaliada no mercado com um preço de 11,11 reais, possuindo uma tendência de baixa num médio-longo prazo.


1 - Análise Fundamentalista:

- “É o estudo da situação financeira de uma empresa e suas perspectivas futuras” – XP Investimentos.

Esse é o tipo de análise feita baseada nos fundamentos de uma empresa. Sua base consiste em obter índices relacionados as contas das empresas. Tais índices servem para mostrar, de acordo com os dados, a saúde e desempenho das empresas. Eles também podem ser comparados entre diferentes empresas para obter qual a melhor opção naquele setor da economia. Diversas abordagens com os índices podem ser utilizadas, fazendo com que exista uma riqueza de informações antes de tomar alguma decisão de compra e venda de determinada ação.

A importância desse tipo de análise é que o preço de determinada ação nem sempre condiz com o seu valor; isso quer dizer que determinada ação pode estar subjugada pelo mercado ou superavaliada e, tendo uma noção dessa distinção, pode-se auferir bons lucros ou evitar consideráveis perdas. A grande dificuldade de calcular o “valuation” de uma empresa é que existem fatores subjetivos nesse cálculo, uma vez que os fluxos de caixa que entram na equação, a qual resulta o “valuation” de uma empresa, precisam ser projetados, isso faz com que as informações sejam baseadas em expectativas e não em dados concretos.

Existem duas perspectivas distintas que podem ser utilizadas na hora de fazer a análise:

- Top Down: nessa vertente de análise, os fatores macroeconômicos têm um enfoque maior, refletindo assim, no comportamento da economia; passando pela análise setorial e posteriormente a análise da empresa.

- Bottom Up: consiste em analisar o comportamento e as perspectivas das empresas de forma distinta para procurar a melhor oportunidade de investimento; passando pela análise setorial e análise macroeconômica a posteriori.


Os demonstrativos financeiros são a base de dados que se usa para calcular os índices usados na análise fundamentalista. O “Balanço Patrimonial”, BP, e a “Demonstração de Resultado”, DRE, são apenas dois dos demonstrativos bases usados para averiguar a situação e posição da empresa no mercado. O Balanço Patrimonial é um demonstrativo abrangente e sintético das contas na empresa, o qual reflete os passivos, ativos e patrimônio líquido, de forma estática; passando a exemplificar os bens e direitos, assim como as obrigações a serem cumpridas pela empresa. Já a DRE consiste em apresentar, dentro de um determinado período, o resultado das contas de uma empresa; informa as receitas, custos e despesas, a fim de apurar o lucro ou prejuízo nesse intervalo; além de proporcionar uma série de outras avaliações gerenciais.

A análise técnica complementa a análise fundamentalista, uma vez que, a análise técnica através dos rastreadores e osciladores de tendência indicam “quando” deve-se abrir uma posição em determinada ação, enquanto a análise fundamentalista indica “quais” empresas devem ser investidas.

2 - Análise dos demonstrativos de uma empresa:

- Análise Horizontal: responsável por comparar a evolução das diferentes contas de DRE e BP ao longo dos trimestres. Ou seja, a análise ao longo do tempo.

- Análise Vertical: analisar a participação de cada conta no todo de uma empresa; estabelecer relações que facilitem o entendimento da empresa. Ou seja, a análise ao longo das linhas de um balanço.

Para a tomada de decisão na hora de escolher entrar, ou não, posicionado em uma determinada ação, deve-se levar em conta três fatores:

- Situação financeira da empresa:

- EBITDA (LAJIDA): lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações. Significa a geração de caixa operacional, pois é tirado todos os fatores que não tem efeito-caixa. Mede a eficiência de uma empresa na prestação de serviço que ela se propõe a oferecer. Sua vantagem é a possibilidade de comparar empresas de diferentes nacionalidades, uma vez que são excluídos os fatores que contém os juros e estrutura de impostos. Em contrapartida, não se aplica a empresas financeiras, e tem um cálculo mais difícil por levar em conta um maior número de variáveis. Essa medida não é obrigatória, por legislação, na CVM, porém, grande parte das empresas a usa para reportar seus resultados.


- Margens: mostram como se dá a evolução da operação da empresa, ou seja, como a receita é gasta ao longo de sua operação. Em outras palavras, representam a porcentagem do lucro bruto, EBITDA e lucro líquido, em relação à receita líquida.

- Margem Bruta: é a divisão do lucro bruto pela receita líquida.

- Margem EBITDA: é a divisão do EBITDA pela receita líquida.

- Margem Líquida: é a divisão do lucro líquido pela receita líquida.

- ROE: retorno sobre o patrimônio líquido, isto é, quanto a empresa consegue lucrar sobre o investimento que ela teve que fazer. Calcula-se pela divisão de lucro líquido por patrimônio líquido. Pode ser decomposto em três fatores:

- Capital de Giro: é a quantidade de vezes que uma empresa consegue girar seu estoque durante o ano. Encontra-se através da receita líquida dividida pelos ativos.

- Margem Líquida: diferença de quanto uma empresa consegue adicionar a um produto. No geral, as empresas que possuem um fator de capital de giro baixo, possuem esse fator com maior incisão. Obtém-se através da razão entre lucro líquido e receita líquida.

- Alavancagem: fator que serve para alavancar os ganhos, grau de endividamento de uma empresa que pode ser encontrado através da divisão dos ativos pelo patrimônio líquido.

Ao multiplicar esses três fatores, obtemos ROE. Esse índice fundamentalista tem grande importância ao comparar empresas de setores distintos, uma vez que existem empresas que lucram na margem e outras que lucram através da quantidade de giros que seu estoque consegue dar durante um intervalo.

- Perfil de endividamento de uma empresa:

Como observado, no tópico que abordava o ROE, a alavancagem é uma forma de impulsionar os ganhos de uma empresa. Estudar o perfil da dívida de uma empresa é fundamental para ver se a empresa é alavancada ou endividada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com