TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Demonstrações Contábeis: Comparativo entre Lojas Americanas e Magazine Luíza

Por:   •  3/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.250 Palavras (13 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 13

Analise de demonstrações contábeis: Comparativo entre Lojas Americanas e Magazine Luiza

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral a comparação entre as informações contábeis financeiras geradas pelas empresas do setor de varejo Lojas Americanas S/A e Magazine Luiza S/A por 3 anos consecutivos. O Estudo foi feito a partir de dados fornecidos pelas próprias instituições em seus balanços publicados além de pesquisas em sites especializados em informações financeiro-econômicas. A metodologia aplicada foi a de geração de informações por analises verticais e horizontais com o proposito de explicitar os pontos de maior observância nas demonstrações contábeis de cada empresa.

Palavras-chave: comparativo contábil, índices econômicos, analises horizontal, analises verticais.

ABSTRACT

This work has as general objective a comparison between the accounting information generated by the companies of the retail sector and the companies Americanas S / A and Magazine Luiza S / A for 3 consecutive years. The study was based on data for the institutions in their balance sheets, as well as research on websites specialized in economic-financial. Methodology for an analysis of information by vertical and horizontal analyzes with the purpose of explaining the points of greatest observance in the accounting statistics of each company.

Keywords: comparative accounting, economic indices, horizontal analysis, vertical analyzes


  1. Sumário

introdução        6

1        APRESENTAÇÃO        7

1.1        Lojas Americanas        7

1.1.1        Linha cronológica        7

1.1.2        Quantitativo de lojas        8

1.1.3        A empresa e o seu quadro societário        8

1.1.4        Missão        10

1.1.5        Visão        10

1.1.6        Valores        10

1.1.7        Desempenho        10

1.2        Magazine Luiza        12

1.2.1        Linha Cronológica        12

1.2.2        Quantitativo de lojas        13

1.2.3        A empresa e o seu quatro societário        13

1.2.4        Missão        14

1.2.5        Visão        14

1.2.6        Valores        15

1.2.7        Desempenho        15

2        Demonstrações de balanço patrimonial        16

2.1        Estudo de Caso        16

2.1.1        Demonstração – Lojas Americanas        17

2.1.2        Demonstração – Magazine Luiza        18

2.2        Índices        19

2.2.1        Lojas Americanas        19

2.2.2        Magazine Luíza        20


  1. introdução

A contabilidade é uma ciência social que se distingue pela ética e transparência. Procura fornecer informações seguras aos seus usuários, especialmente sobre aspectos do patrimônio e suas variações, que é o seu objetivo de estudo (BASSO, 2011). Tem por objetivo o estudo das variações qualitativas e quantitativas ocorridas nos bens, direitos e obrigações de diferentes entidades. É através de contabilidade que se fornece o máximo de informações uteis para a tomada de decisões, tanto dentro quanto fora de empresa, estudando, analisando, registrando e controlando o patrimônio. Uma vez apresentados os dados, é preciso analisar a informações apresentadas. Análise é a distinção e a separação das partes de um todo com a premissa conhecer os respectivos princípios ou elementos, trata-se de um exame que se faz de uma obra, de um escrito ou de qualquer realidade susceptível de estudo intelectual. Por outro lado, uma análise pode ser um estudo dos limites, das características e das possíveis soluções de um problema. Sempre que se fala de análise clínica, faz-se referência a um exame qualitativo e quantitativo de certos componentes ou substâncias do organismo de acordo com métodos especializados, com o propósito de elaborar um diagnóstico. O objetivo de nosso trabalho é apresentar, analisar e proceder a uma investigação das informações dos balanços patrimoniais de duas empresas.

A expressão “balanço” tem origem na igualdade entre os ativos e os passivos mais o patrimônio líquido, ou da igualdade entre origens e aplicações. Parte-se da ideia de uma balança de dois pratos em que sempre se procura a igualdade, o equilíbrio entre os pratos.

A expressão “patrimonial” origina-se do patrimônio aziendal, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações. Daí origina-se a expressão “patrimônio líquido”, que significa a parte líquida do patrimônio, representa os valores a riqueza líquida dos sócios num determinado momento. Juntando as duas expressões, temos o balanço patrimonial, o equilíbrio do patrimônio, a igualdade patrimonial, demonstração contábil destinada a evidenciar a posição patrimonial e financeira de uma entidade em uma determinada data.

Nosso estudo foi estruturado em quatro capítulos. No decorrer do capítulo I, foram apresentadas as duas empresas objetos de nosso trabalho e seu ramo de atuação. No capítulo II foram apresentados os balanços patrimoniais das empresas seguindo pelo capitulo III que traz a analise das informações apresentadas no capitulo anterior. Por fim o ultimo capitulo, traz a conclusão das informações apresentadas nos capítulos anteriores baseada nos princípios da contabilidade.


  1. APRESENTAÇÃO

  1. Lojas Americanas

Fundada em 1929 na cidade de Niterói pelos norte – americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, a empresa denominada Lojas Americanas tinha como objetivo inicial ser uma rede moldada nos costumes americanos de venda de produtos a baixo custos e seu slogan era “Nada além de 2 mil réis”, exatamente para chamar a atenção da população que ganhavam modestos salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (722.6 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com