TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das atividades da Nokia

Trabalho acadêmico: Análise das atividades da Nokia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  10.008 Palavras (41 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 41

Introdução

Este projeto tem como finalidade mostrar os resultados da pesquisa adquirida junto ao Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), apresentando a Universidade Paulista- UNIP- Campus Manaus, como requisito para obtenção da nota no Curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos/ 1º Semestre- 2014.

Escolhemos o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) como a Organização a ser abordada, por estar caminhando lado a lado com o desenvolvimento tecnológico, exigência fundamental para adaptação em novas estruturas organizacionais. Trata-se de uma Organização independente e sem fins lucrativos (do terceiro setor), focado na inovação, descoberta, soluções e novos conceitos relacionados com tecnologias móveis e internet, atuante no ramo de serviços.

Segundo Chiavenato (2003, p. 578), “A nova economia é uma economia baseada em inovações. Tornar os produtos obsoletos é lema nas organizações. Os ciclos de vida dos produtos estão se tornando cada vez menores.”

Desde 2001, o ano de sua criação, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), reinventou-se várias vezes, devido a constante inovação no mercado móbile. A área de Pesquisa e Desenvolvimento incorporou a Inovação na geração de produtos.

O objetivo deste Projeto é analisar o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e aplicar o conteúdo analisado nas disciplinas: Comunicação Empresarial, Técnicas de Informática, Recursos Materiais e Patrimoniais, Fundamentos da Administração, Economia e Mercado e Matemática Aplicada. Além de descrever como se constitui a referida Organização em formas de teorias e conceitos.

O presente trabalho caracterizou-se pela intensa pesquisa de informações para o seu desenvolvimento, onde foi feito um levantamento em diversos livros voltados para o tema proposto, juntamente com seus tópicos e subtópicos; pelo conhecimento que nos foi passado pelos profissionais da Organização, entre eles gerentes e colaboradores; e pela contribuição de nossos Mestres que nos transmitiram conhecimentos de suas respectivas disciplinas apresentadas como conteúdo desse Projeto.

1. ESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Organização é a forma onde um sistema se prepara e se dispõe para atingir os resultados por eles pretendidos. Existem vários tipos de organização (organizações de estado, organizações de interesse comercial, organizações de serviços, organizações de benefício mútuo, organizações não governamentais- ONG), dependendo do tipo, há uma pessoa dentro dela que exerce o papel de líder (liderança), de planejamento e controle de recursos humanos, recursos materiais e patrimoniais, financeiros e tecnológicos; esses, de fundamental importância para os resultados do funcionamento e evolução da empresa.

De acordo com Maximiano (1992):

Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos os exemplos de organizações.

O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) conta com gestores que em conjunto e de forma integrada em alcançar objetivos pretendidos, focam na entrega, suporte, criação e desenvolvimento do Portfólio de Projetos para seus clientes. Diariamente, convivem com o processo de descoberta, maturação e desenvolvimento tecnológico. E acreditam que, com o trabalho em equipe, satisfação do cliente, aprendizagem continua e execução, podem e querem se tornar o principal centro de pesquisa e desenvolvimento voltado à tecnologia móvel na América Latina.

Desde sua criação, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) reinventou-se várias vezes, posicionando-se sempre à frente das mudanças do mercado mobile. A área de Pesquisa e Desenvolvimento incorporou a Inovação na geração de produtos. Também houve evolução com as novas plataformas da Nokia e a Microsoft trouxe nossa mais recente renovação, com o Windows Phone. Hoje, interagimos em um rico ecossistema, formado pela Nokia, Fundação Nokia de Ensino, institutos de pesquisa, comunidades de desenvolvimento e universidades.

Nos últimos anos, muitos exemplos de inovações premiadas confirmam a eficácia do Sistema de Gestão da Inovação do Instituto Nokia de Tecnologia. Estes casos de sucesso são frutos do investimento na capacitação de lideranças, na participação ativa em sistemas de inovação locais e internacionais e no fortalecimento de uma cultura para inovar, que se percebe hoje no espírito de nossa equipe e em nosso ambiente de trabalho.

Para Chiavenato (2003), “As organizações de pesquisas são organizações especializadas que empregam especialistas com grande preparo profissional e que se dedicam a criação, divulgação e aplicação do conhecimento.”

1.1 Denominação e forma de constituição.

Sigla: INdT

CNPJ: 04.802.132/0002-68

Instituição: Instituto Nokia de Tecnologia

Resolução: 02/ 2006 Data: 10/03/2006 Dou: 19/04/2006

Endereço: Av. Torquato Tapajós, 7.200- Km 12

Bairro: Colônia Terra Nova CEP: 69093-415

Cidade: Manaus UF: AM

Área: Amazônia Ocidental

Fone: (92) 2126-1000 Fax: (92) 2126-1062

Pagina Web: www.indt.org.br

Responsável: Carlos Geraldo Brito Feitoza

Cargo: Diretor Presidente

Figura I: Fábrica da Nokia de Manaus onde se localiza o Instituto Nokia de Tecnologia

Fonte: (INdT, sd.)

Figura II: Logomarca do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT)

Fonte: (INdT, sd.)

Conforme Silva e Zambon (2012):

A sociedade conta com inúmeras organizações voltadas para o atendimento das múltiplas necessidades, desejos ou expectativas das próprias organizações. Assim, há na sociedade contemporânea os mais variados tipos de empresas com ou sem fins lucrativos, instituições governamentais e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com