TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Previsão: Uma Abordagem Multivariada para os Preços do Petróleo Spot da West Texas Intermediate

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Análise e Previsão:

Uma Abordagem Multivariada para os Preços do Petróleo Spot da West Texas Intermediate

Autor: Saulo Jardim de Araujo

Linha de Pesquisa: Otimização Discreta

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) como requisito parcial para ingresso no Mestrado Stricto-sensu.

Provável Orientador: Prof. Dr. Lacir Jorge Soares

Campos dos Goytacazes – RJ

2013

  1. DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

O presente projeto tem como objeto de estudo o mercado petrolífero, especificamente, as cotações do petróleo bruto do West Texas Intermediate. A indústria do Petróleo é caracterizada historicamente por possuir estruturas monopolistas ou oligopolistas, tal especificidade possui forte influência sobre a formação de preços no mercado físico. O cartel da Organization of the Petroleum Exporting Countries (OPEP) exerce considerável poder de monopólio sobre os preços do óleo bruto, elevando-os a patamares muito acima dos níveis competitivos. Segundo Mielnik (2012), outros fatores não relacionados à oferta podem motivar oscilação dos preços de tal commodity, como fenômenos cíclicos pautados no desempenho das economias mundiais, variações na demanda, progressos tecnológicos, eventos de dimensões geopolíticas, preços no mercado futuro, etc. As cotações do petróleo bruto são realizadas através de preços de referência de um produto padrão, podendo cada classe específica sofrer penalidades ou receber prêmios conforme variem suas características físico-químicas e econômicas.

O petróleo do West Texas Intermediate – WTI possui seu grau de API entre 38º e 40º e um teor de enxofre de 0,30% p/p. Suas cotações refletem o preço de entrega dos barris em Cushing, Oklahoma – EUA. Outros principais mercados de referência são os de Dubai e o de Brend, na Europa.

  1. OBJETIVOS

2.1- Geral

Aplicar métodos estatísticos multivariados de análise e previsão na série de preços do petróleo spot da West Texas Intermediate - WTI , verificando como e em qual proporção as variáveis micro e macroeconômicas mundiais as impactam. Por fim, serão feitas previsões fora da amostra para verificar a capacidade preditiva dos modelos.

2.2- Específicos

a) Coletar, processar e analisar a série de preços do petróleo spot da West Texas Intermediate.

b) Estimar os modelos de séries temporais e interpretá-los.

c) Realizar a previsões dos preços.

d) Comparar os preços previstos pelos modelos com os preços verificados no mercado, de forma a fornecer um indicador da potencialidade ou limitação dos modelos.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA PROBLEMÁTICA DE ESTUDO

A indústria do petróleo possui papel primordial para o crescimento econômico e formação de riquezas de inúmeras nações, influenciando de forma direta suas variáveis micro e macroeconômicas. O fortalecimento dessa indústria forneceu elementos importantes para a ascensão hegemônica dos Estados Unidos sobre o mundo, onde magnatas do petróleo, como John Rockefeller, proporcionaram inovações tanto na produção e transporte quanto no refino do produto. Essas inovações contribuíram de modo prodigioso, criando condições básicas, para o desenvolvimento de novas tecnologias nos mais diversos setores da economia, tornando-se responsável por grande parte do aparato tecnológico contemporâneo e atual estrutura de mercado.  

Os modelos teóricos sobre Economia do Petróleo são amplos, basicamente são aplicadas doutrinas microeconômicas e macroeconomias. Estudar o mercado petrolífero sem considerar o poder que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) exerce, seria um grave erro. Nesse sentido, Pindyck e Rubinfeld (2005) afirmam que o presente setor possui forte semelhança com o modelo teórico microeconômico de oligopólio com Cartel. Varian (2006) define cartel como, um conluio de empresas que determinam produções e preços acima do custo marginal da produção, exercendo poder de monopólio e praticando preços bem acima dos níveis competitivos para que possam maximizar os lucros setoriais.

No Gráfico 1 (a), pode-se observar a representação do atual mercado petrolífero, onde o preço (P*) se destaca por estar concentrado em regiões muito acima da curva de custo marginal. Nota-se também que a curva de demanda da OPEP (Dopep) possui maior elasticidade que a demanda total (DT), refletindo a expansão da produção não-OPEP. Pc seria o preço praticado em níveis competitivos e Sc é a curva da oferta de petróleo competitiva. Varian (2006) argumenta que a curva de custo marginal do cartel, geralmente, se localiza abaixo das demais empresas, com isso, como pode-se observar no gráfico, o cartel produzirá mais em um equilíbrio de mercado. Nessa conjuntura, torna-se evidente que choques na Demanda ou Oferta do óleo spot são capazes de promover grandes oscilações nos preços, devido a sua inelasticidade, tornando assim essas variáveis indispensáveis para uma modelagem de regressão.

[pic 1]

Gráfico 1 – (a) Mercado de Petróleo e a OPEP e (b) Choque de Oferta Agregada Provocado por Aumentos no Preço Petróleo.

Fonte: Adaptado de Pindyck e Rubinfeld (2005) e Lopes e Vasconcellos (2008).

No Gráfico 1 (b), são expostas as dinâmicas entre oferta e demanda agregada e os efeitos que a indústria do petróleo podem causar nessas. Segundo Lopes e Vasconcellos (2008), um choque negativo na oferta do insumo petróleo eleva os custos das empresas, que, por conseguinte são obrigadas a praticar um maior nível de preços em seus produtos finais, assim impactando também a curva de oferta agregada da economia. Com isso, nota-se no gráfico acima que uma retração da oferta petrolífera, aumenta indiretamente o nível de preços da economia e diminui seu produto. Caso o governo não tome medidas em resposta ao choque, no ponto E’ haverá aumento de desemprego. Segundo Mankiw (2008), a Curva de Phillips também reflete o impacto macroeconômico de choques na oferta agregada (v), aumentado às taxas de inflação (Equação 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com