TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Instituições Economicas

Por:   •  3/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  10.573 Visualizações

Página 1 de 2

 “As instituições econômicas têm por função produzir e distribuir bens, incentivar o trabalho, o consumo de bens e serviços, as mesmas também regulam a vida econômica dos agentes sociais, por exemplo, os bancos e as casas de crédito”.

Um exemplo: Os membros de uma empresa constituem um grupo social formado por acionistas, administradores, prestadores de serviços e empregados. As relações entre essas pessoas são reguladas por leis, regras e padrões que objetivam fazer a empresa funcionar e dar lucro aos proprietários. Essas normas caracterizam a instituição econômica, pois seus preceitos são igualmente aplicados em todas as empresas.

A instituição econômica também pode ser relacionada com as características de uma instituição social, nas quais são elas: Exterioridade, Coercitividade, Historicidade, Autoridade moral, Objetividade.

Exterioridade- As instituições sociais possuem uma existência exterior independente dos indivíduos. Assim nas instituições econômicas surge da mesma maneira, indivíduos são dotados de ideias e pensamentos, com o intuito de fazer crescer a empresa, consequentemente haver a obtenção de lucros, especulando o capital.

Coercitividade- As instituições sociais exercem um poder sobre os indivíduos que pode manifestar-se apenas quando estes vão contra suas regras e normas. Nas instituições econômicas, isto se dar através dos bancos, onde os mesmos oferecem serviços aos seus clientes, consequentemente cedem algo a eles e podem pressionar caso haja algo que vá em contraposição as regras em contrato.

Objetividade- As instituições sociais existem de fato na realidade e de determinada maneira, o que informa a maneira “correta” de proceder, segundo a instituição. Igualmente nas instituições econômicas, na qual nas relações entre capital e trabalho, as mesmas vão determinar a estrutura e o bem-estar (ou não) da sociedade. Exemplo: Trabalhadores explorados, com baixos salários interferem, para baixo, no bem-estar da sociedade. Contudo nesta característica algo e dotado de realidade exterior de maneira árdua.

Autoridade moral - Essa característica refere-se à legitimidade que as instituições sociais têm para aplicar sanções aos indivíduos que vão contra suas normas. Entretanto nas instituições econômicas ocorre da mesma forma, se os bens ou serviços que foram cedidos às pessoas forem violados ou o mesmo não cumpra com as clausulas que foram estipuladas, os bancos, comércios e indústrias, tem total direito de aplicar sanções e recorrer a penas para lesar o individuo.

Historicidade- As instituições sociais permanecem para além da existência dos indivíduos, mesmo daqueles que colaboram na sua constituição. Em outras palavras, na instituição econômica, são seus interesses que regem a vida social, ou seja, desde seu nascimento ate sua morte. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com