TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As habilidades que precisam ser adquiridas e as dificuldades que surgem no processo de reestruturação da empresa (neste caso, a cantina), que está com dificuldades

Seminário: As habilidades que precisam ser adquiridas e as dificuldades que surgem no processo de reestruturação da empresa (neste caso, a cantina), que está com dificuldades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Seminário  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Esse trabalho vem com o propósito demonstrar as habilidades necessárias que precisam ser adquiridas e as dificuldades encontradas, no processo de reestruturar uma empresa (no caso a cafeteria) que se encontra em dificuldades.

Será vistos os valores, missão e visão que são fundamentos nos dias atuais pra que uma empresa vem a ter sucesso. Serão encontradas nesse trabalho algumas experiências com próprios colegas de trabalho demonstrando suas habilidades e dificuldades. Sendo a principal ferramenta para uma gestão de sucesso esta interligada a informação cujo qual sem ela se torna praticamente impossível se manter no mercado de trabalho.

Passo 1 - individual

Uma empresa pode ser definida como uma unidade econômica social integrada por elementos humanos, matérias e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

Nos dias atuais uma entende-se por empresa de sistema aberto a capacidade, de interação e intercambio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas.

A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se adaptar a essas mudanças e sobreviver.

O conceito de empresário é dado à pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens. Então o gestor é definido por suas funções no interior da organização é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização, nas quais devem ser mais adequados e eficazes montando assim um plano estratégico, operacionais, político e de procedimentos. Entre as habilidades para um gestor de sucesso estão a resistência e conhecimento multidisciplinar entre outros atributos necessário para seu sucesso na sua função. Visto que um gestor de sucesso tem que possuir uma percepção apurada, onde o mesmo possa identificar problema e apontar soluções rápidas e eficazes, a qual o fará dar mais certo no plano de gestão, sendo assim maior chance de sucesso.

Uma organização tem que possuir além de tudo missão, visão, e valores. A missão é a razão de ser de uma organização e o papel que ela exerce em uma sociedade e no mundo dos negócios. Explicita seus propósitos e realizações, descrevendo os produtos e serviços que se oferece e produz também como os funcionários e clientes veem a empresa.

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa, onde são traçadas metas e objetivos, sendo feito uma análise de como a empresa está hoje e quais os investimentos futuros podem ser feitos para sua sustentabilidade no mercado. Ou seja, é simplesmente aonde a empresa quer chegar e os meios que a levaram a esse objetivo.

Passo 2 - Equipe

Entendimento de cada integrante do grupo:

Joseir da Costa Silva:

No meu ambiente de trabalho muitos dos temas abordados nesse trabalho não são seguidos, às vezes sinto que os gestores têm algumas dificuldades em tomadas decisões. Geralmente onde trabalho se criam muitos planos de ação, porém na hora da execução não sai como planejado, pois não a uma união da equipe de trabalho.

Por fim os valores de uma empresa devem seguir princípios que atendem os comportamentos, atitudes, e decisões no exercício das suas responsabilidades e na busca de seus objetivos. Que por sua vez facilita no desenvolvimento da missão e visão.

Moisés de Castro Dias:

Para que uma empresa tenha sucesso, em minha opinião, vai muito além do que foi dito até aqui. Pois muito se ouve sobre os caminhos para uma boa gestão, mas nem sempre são seguidas no ambiente de trabalho. Às vezes tenho ideias de melhorar algumas coisas no trabalho, porém meu gestor não as coloca em prática.

Luciano Lopes Silvério:

Onde eu trabalhava era completamente ao contrário de tudo que foi abordado nesse estudo de empresa e gestores bem sucedidos, hora visto que na minha empresa a gente segue um protocolo como se fôssemos um robô, sem chance de crescimento profissional.

Emilio Alves de França Pinto:

Em minha opinião temos de imediato tomar decisões certas e que não gaste tanto dinheiro. Temos que conquistar novos clientes e fidelizá-los, pois assim iremos se ajustando e os problemas sendo resolvidos pouco a pouco. Acho que o proprietário deve também se dedicar e se envolver diretamente no atendimento ao cliente.

Anália Bastos dos Santos:

Devem-se analisar os gastos se estão extrapolando, caso esse seja um dos problemas deve-se adotar medidas para economizar, verificar se os preços dos produtos estão acessíveis e também o público alvo a ser atingido, já que o mercado é altamente competitivo.

Aline da Silva Carvalho:

Na empresa onde trabalho é seguido muitos dos temas abordados nesse trabalho. Por exemplo, tem coisa que meu gestor que fazer de um jeito e eu percebo que dar para fazer de outro jeito, pois assim ele vai perceber que estou economizando tempo e também para que ele possa reconhecer as habilidades de seus funcionários.

Tatiane Melo Miranda:

Muitas empresas hoje em dia não pensam no futuro, fazem uma má gestão só pensando no lucro em não se preocupam com seus colaboradores e nem respeitam os clientes. Sendo assim não tem um planejamento sólido e eficiente.

Na empresa onde sou colaboradora tem uma estratégia as ser seguido onde são feitas constantes pesquisa de mercado sempre se preocupando não só com o hoje, mas sim com o amanhã também.

Esse debate foi desenvolvido em cima dos aspectos vividos pelos os integrantes do grupo, trazendo para a realidade situações similares do nosso cotidiano. Comparando as ações citadas e aprendendo onde as utilizar no nosso ambiente profissional.

Passo 3

Missão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com