TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As negociações sobre o aumento do salário

Ensaio: As negociações sobre o aumento do salário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  Ensaio  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Às vezes dá vergonha, às vezes dá medo, mas o funcionário pode, sim, ir atrás de uma remuneração maior. ?Pedir aumento salarial nada mais é que negociar?, diz Francine Amadeu, gerente de uma das unidades da Luandre, empresa de recursos humanos.

Para ajudá-lo a conduzir essa negociação, o ZAP Empregos consultou especialistas e elaborou um passo a passo para você enriquecer seus argumentos e conseguir um aumento de salário.

1. AVALIE SEU GRAU DE MERECIMENTO

As pessoas precisam ter consciência de seu valor dentro da organização, por isso faça uma pergunta a si mesmo: os benefícios que gero são maiores que o retorno que recebo? ?A melhor forma de eu me ver é como uma empresa prestadora de serviço: eu ofereço minha força de trabalho ou intelecto e sou remunerado por isso?, explica David Lederman, consultor da Lederman ? Consulting & Education.

Para ter a iniciativa de negociar o salário, o profissional deve realmente merecer uma compensação maior. Não adianta apenas desejá-la. ?Algumas pessoas querem um aumento, sendo que fazem só o essencial. Elas precisam ter diferenciais e prestar um serviço de qualidade em um tempo de qualidade?, defende o coach Villela da Matta.

2. REUNA ARGUMENTOS

Se o funcionário chegou a conclusão de que evoluiu dentro do seu cargo desde a contratação, agora é o momento de se preparar para a conversa e elaborar justificativas. Para Claudia Monari, consultora da Career Center, o principal é mostrar que antes a pessoa fazia determinadas tarefas e, a medida do tempo, assumiu novas responsabilidades. ?O aumento do volume de trabalho também pode ser usado como argumento.?

Outra estratégia, segundo Villela, é apontar diferenciais no seu serviço e contar que você procurou crescer profissionalmente ? fazendo cursos e se especializando ? durante o tempo em que ocupou a posição. ?Quando a pessoa se entende como uma empresa ela investe nela mesma e isso não só a beneficia, mas também é bom para a empresa na qual trabalha?, comenta.

3. PESQUISE O VALOR DO MERCADO

O mercado funciona como um termômetro, fornecendo várias indicações de como está determinada carreira ou cargo. Por isso, aquele que almeja uma bonificação maior deve fazer uma pesquisa nas tabelas com valor de mercado divulgadas pelos jornais e conversar com profissionais da sua área para se informar sobre a remuneração de outras empresas. A partir desses dados, o funcionário traça uma média e consegue provar que seu salário está abaixo.

4. ESCOLHA O MOMENTO CERTO

Na opinião de Fabíola Brenelli, consultora da Cia de Talentos, não existe ?o? momento perfeito, e sim situações mais propícias para se fazer o pedido. ?O profissional pode se valer de um projeto que acabou de entregar e teve um bom feedback, usando-o como um ?gancho? para a conversa?. A consultora Claudia concorda e explica que quando o profissional entrega um trabalho a empresa consegue avaliar e mensurar os resultados que ele tem gerado.

Sobre o assunto, a gerente Francine faz um alerta: ?Não adianta pedir aumento quando a empresa está passando por um momento de dificuldade ou quando o mercado está ruim. O final do ano, por causa do 13º e outros gastos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com