TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As redes de distribuição no Brasil

Artigo: As redes de distribuição no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

A logística é responsável pelos recursos, equipamentos e informações para que todas as atividades da sua empresa sejam executadas.

Para isso, é preciso planejar o transporte, armazenagem, processamento dos pedidos e o correto gerenciamento de informações.

Uma logística bem planejada representa ganhos como entregas mais rápidas, redução de estoques e custos operacionais, aumento da produtividade e no giro de mercadorias.

Mais importante: a logística adiciona um novo valor frente ao cliente e confere um diferencial competitivo para sua empresa. Afinal, quando um cliente vai à sua loja, ele busca sempre encontrar o produto que deseja.

As redes de distribuição no Brasil

Num país de dimensões continentais – 8,5 milhões de quilômetros quadrados –, a solução para um empresário ter cobertura de mercado eficiente sem desembolsar recursos na montagem de uma rede própria, é contar com parcerias de distribuidores e representantes.

Tipo de produto e de venda define o canal

A seguir, são apresentados diferentes canais de distribuição, conforme o tipo de produto e o relacionamento entre o consumidor e seu fornecedor.

Consumidor “A”

O fabricante vende para o consumidor “A” através de catálogo, mala direta, telemarketing e Internet. O contato direto entre fabricante e consumidor se restringe ao ato da venda, pois a entrega é geralmente realizada por terceiros. Exemplo: editora que vende livros por reembolso postal, com entrega a cargos dos Correios; pizzaria

com serviço de atendimento pelo telefone e entrega em domicílio sob responsabilidade de firma especializada em transporte de pequenos volumes.

Consumidor “B”

O fabricante tem contrato com um varejista, que possui uma loja ou escritório e estoque próprio com a mercadoria para pronta entrega ao consumidor “B”. Exemplo: supermercados que compram diretamente do fabricante/produtor.

Consumidor “C”

O fabricante tem contrato com um distribuidor, que possui estoque próprio com as mercadorias para pronta entrega ao consumidor “C”. O distribuidor pode ter um ou mais representantes, dependendo da área geográfica que atende. O representante faz a prospecção de vendas, visita o cliente, fecha a venda e remete o pedido ao

distribuidor, que embala o produto, entrega, faz a cobrança e paga comissão de vendas ao representante.

Consumidor “D”

O fabricante vende ao consumidor por meio de algum contato pessoal. Pode ser através da própria força de vendas, pronta-entrega ou porta-a-porta.

Exemplos:

– Força de vendas: equipamentos e produtos cujo ciclo de venda é mais demorado (tornos, retroescavadeiras, impressoras offset) e que exigem a presença do vendedor para fins de esclarecimento e negociação.

– Pronta-entrega/porta-a-porta: vestuário, cosméticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com