TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco do Brasil, por exemplo, distribui para seus clientes um folder sobre aplicação para a família toda. Levando em conta que folder é um texto e, portanto, é mais uma ferramenta para a comunicação, podemos considerar que:

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  2.143 Visualizações

Página 1 de 3

O idoso no Brasil: Transformando a melhor na pior idade

       “Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas sim como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos  adquiridos ao longo da vida.”

        Este ano nos foi possível ver através de reportagens do G1, reportagens estas que se baseiam nos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que existem cerca de 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos, o que equivale a 10% de nossa população, a velocidade com que estamos alcançando a longevidade é tanta que a população de idosos no Brasil dobrou em 20 anos. Como vimos é fato que o número de idosos no Brasil vem aumentando, porém, infelizmente o modo como eles são tratados continua da mesma forma, nosso país possui um triste histórico de descaso com a pessoa idosa tanto por parte da sociedade quanto do governo.   Diferente das culturas orientais e indígenas, que valorizam a sabedoria dos idosos e os tratam com todo o respeito e cuidado que eles merecem, na sociedade ocidental eles não são valorizados, isto se da ao fato de que vivemos numa sociedade que possui conceitos rígidos de beleza, felicidade e onde o mercado exige competência e agilidade a todo e qualquer custo, e com isso a juventude se torna super valorizada deixando nossos idosos cada vez mais excluídos.

       Podemos afirmar que até hoje nosso país não conta com uma rede nacional de apoio à saúde do idoso, faltam médicos geriatras por toda parte, vivenciamos e assistimos todos dias nossos idosos morrendo na fila de hospitais por não contarem com um atendimento de qualidade e diferenciado na rede pública, acumulam-se os casos em que a terceira idade não recebe o direito à saúde , à doação de medicamentos, cadeira de rodas, óculos e aparelho auditivo.

        Outro absurdo é o valor da tão esperada aposentaria, além do valor não ser lá grande coisa, nossos idosos se veem obrigados devido a má situação da saúde publica a comprometer grande parte desta pequena quantia. Pesquisas confirmam que só os gastos com medicamentos comprometem cerca de 30% da renda de aposentados e pensionistas e se considerarmos plano de saúde, esse percentual passa de 70%. E o pior de tudo é que ainda somos obrigados a escutar de alguns que este valor é mais que suficiente para um idoso já que eles nem tem com que gastar.

        O descaso à figura do idoso é crime e por lei está sujeito à punição, porém nem o fato de ser considerado um criminoso impede algumas pessoas de tomarem atitudes lamentáveis como: negligenciar, tratar com violência como puxões, beliscões, queimaduras, amarrar braços e pernas ou obrigar a tomar calmantes, ameaçar de punir ou abandonar, agredir verbal, apropriar-se de rendimentos, pensão e propriedades sem autorização, recusar-se em dar alimentação e assistência médica, impedir o idoso de sair de casa ou mantê-lo em local escuro e sem higiene. Se tais atitudes já são absurdas e inadmissíveis partindo de qualquer pessoa, imagine então quando parte de familiares, realmente lamentável, mas infelizmente casos de agressão em idosos por parte de familiares estão se tornando cada vez comum, ou então simplesmente deixam de ser amparados pelos filhos e netos e são obrigados a viver em asilos, quando da real deveriam estar ao lado de sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com