TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos econômicos e análise de informações e dados históricos e indicadores dos países BRICS

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos econômicos e análise de informações e dados históricos e indicadores dos países BRICS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO

5º SEMESTRE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................................3

ETAPA I..................................................................................................................................................3

ETAPA II.................................................................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................................9

REFERÊNCIAS......................................................................................................................................10

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho estar divido em duas etapas, inicialmente iremos apresentar as condições e comparar as perspectiva de desenvolvimento econômico entre países.No segundo momento iremos enfatizar os aspectos econômicos e analisar informações e dados históricos e indicadores dos países membros do BRICS.

ETAPA I

P1

O Conceito do PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.

O Índice de Gini é um calculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italianoCorradoGini em 1912. Apresenta dados entre o número 0e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e 1( um) que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a parti da ordenação da população pela renda, e o índice de Desenvolvimento Humano foi desenvolvido em 1990 pelo economista MahbubulHaq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem estar de uma população, desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Curva de Lorenz

Índice de Desenvolvimento Humano- IDH é o índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo der medir o grau do desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida pela população. É elaborado anual pela ONU.

Segundo Damasceno o IDH, trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o produto interno bruto (PIB) per capita, e que procura considerar não apenas dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana. O IDH varia de 0 a 1 e representa um conjunto de três dimensões do desenvolvimento humano: Renda, longevidade e educação.(2012)

ETAPA II

P1

A partir de agora iremos compartilhar informações relevantes dados históricos e indicadores que compõem o BRICS.

A influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento dos países do BRICS;

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão injetando novos recursos, dinamismo e inovação em esforços para melhorar a saúde nos países mais pobres do mundo, explorando a influência crescente no desenvolvimento e na saúde global desempenhando um papel cada vez mais importante na melhoria da saúde nos países menos desenvolvidos.

Embora nem todos os BRICS tenham programas de assistência de saúde todos têm feito avanços e implementaram programas inovadores como eles trabalham para resolver seus próprios desafios de saúde.

Os membros dos BRICS destacaram a importância da transferência de tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir direito universal à saúde. Os países em tela ressaltaram a importância da cooperação entre os países membros do bloco por meio de projetos conjuntos, workshops e visitas feitas entre cientistas de áreas relacionadas à assistência farmacêutica.

O Brasil é o país que tem a maior carga tributária entre os Brics (grupo formato por Brasil, Rússia, Índia e China). O total de impostos, tributos e contribuições recolhidos no País é de 34% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na Rússia, a carga é de 23% do PIB, na China é de 20% e na Índia, país cuja estrutura tributária é a mais parecida com a brasileira, o total da arrecadação corresponde a 12,1% do PIB. Os dados fazem parte do levantamento "Carga Tributária no Mundo - Um comparativo Brasil X Brics", apresentado hoje pelo sócio do escritório de advocacia Machado-Meyer, Daniel Monteiro Peixoto, durante o seminário Reforma Tributária Possível, realizado na Câmara Americana de Comércio (Amcham).

A Índia tem baixa capacidade de arrecadação e isso faz com que o país tenha um déficit fiscal da ordem de 10% em relação ao PIB. No Brasil, que tem uma população de cerca de 185 milhões de habitantes, o número de contribuintes é de 20 milhões, enquanto na India, com 1,1 bilhão de habitantes, há 40 milhões de contribuintes para o Fisco.

Outra grande diferença entre Brasil e Índia aparece nos gastos com assistência previdenciária. No Brasil, os benefícios pagos chegam a 12% do PIB, enquanto na Índia atinge apenas 0,6%. De comum entre os dois países com maior semelhança na estrutura tributária estão às tributações dos serviços. Como no Brasil, afirma Peixoto, na Índia é muito difícil distinguir o que é serviço e o que é produto na hora da tributação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com