TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos econômicos e financeiros no Brasil

Projeto de pesquisa: Aspectos econômicos e financeiros no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar sobre o fator econômico-financeiro do Brasil, relatando as variáveis macroeconômicas suas interdependências e consequência destacando como essas variáveis podem influenciar a produtividade dos funcionários no IFSC (Instituto de Física de São Carlos).

Mostrando o tipo de administração de materiais utilizada no dia a dia da empresa abrangendo as seguintes disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, e como esses conteúdos interferem na formação e estruturação de uma empresa.

Palavra chave: economia e mercado, matemática e recursos patrimoniais.

ABSTRACT

The objective of this work is on the economic and financial factor in Brazil, reporting their macroeconomic interdependencies and consequence variables highlighting how such variables may influence the productivity of employees in the IFSC (Institute of Physics of São Carlos)

Showing the kind of materials used in the administration of day to day business covering the following disciplines: Economics and Markets, Applied Mathematics and Material Resources and Equity, and how these contents interfere in the formation and structuring of a company.

Keyword: economy and market, mathematics and heritage resources.

Sumário

1 INTRODUÇÃO 8

2 ECONOMIA 9

2.1 Panorama econômico financeiro no Brasil 9

2.2 Variáveis da economia Brasileira 10

2.3 A influência das variáveis econômicas financeiras na produtividade dos funcionários. 12

3 MERCADO 14

3.1 Elementos principais para a formação de uma estrutura de mercado 14

3.2 Demais estruturas de mercado 14

4 MATEMÁTICA APLICADA 16

4.1 Percentual de aumento de vendas. 16

4.2 Descontos 16

5 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 17

5.1 Definição de Recursos Materiais e Patrimoniais 18

5.2 Patrimônios da empresa 18

5.3 Escolhas de fornecedores 19

5.4 Projeto de melhoria na administração pessoal 19

6 CONCLUSÃO 20

7 REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

O instituto de Física de São Carlos desde sua origem mostrou vocação em pesquisa em diversas áreas da física, sobretudo na área de Estado Sólido, e, hoje o.

IFSC abriga projetos de pesquisa que transpõem as fronteiras da física. Possui uma produção científica de nível internacional, além de uma forte participação dos docentes em eventos científicos, nacionais e internacionais.

Este trabalho tem por meio abranger sobre o sistema econômico-financeiro no Brasil e como a economia influencia a administração do ISFC (Instituto de Física de São Carlos).

Para conclusão analisamos o sistema econômico e suas variáveis destacando a influencia destas no desempenho de seus funcionários, recursos materiais e patrimoniais elucidando o tipo de administração de materiais utilizados, relatando o planejamento e controle de estoque e elaborando um projeto de melhorias que comtemplem a administração de pessoal.

Pesquisamos também como é aplicada a matemática na empresa estudada para tomar decisões de compra, administração de pessoais e relacionamento de dados matemáticos e recursos Humanos.

2 ECONOMIA

A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços é também a ciência social que estuda a atividade econômica, através da aplicação da teoria econômica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.

Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

A economia é, geralmente, dividida em três grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais e desenvolvimento econômico que busca entender como processa a acumulação de recursos escassos e a geração de tecnologia que resultaria no aumento da produção de bens e serviços para a sociedade.

2.1 Panorama econômico financeiro no Brasil

Existem, basicamente, três sistemas econômicos no mundo: economia de mercado, economia socialista e economia mista. No Brasil, o sistema utilizado é o de mercado, no Cenário Econômico do Brasil, existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir. Estas variáveis são: Inflação, Taxa de Juros, Câmbio, Produção Industrial e Nível de Emprego, Contas Externas.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

2.2 Variáveis da economia Brasileira

A inflação atualmente é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela. Como o Banco Central define a taxa de juros quase que exclusivamente com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com