TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da Perspectiva Renovadora do Serviço Social no Brasil” e “O Processo de Reatualização no Conservadorismo”

Tese: Aspectos da Perspectiva Renovadora do Serviço Social no Brasil” e “O Processo de Reatualização no Conservadorismo”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Tese  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 5

Aspectos da Perspectiva Renovadora do Serviço Social no Brasil” e “O Processo de Reatualização no Conservadorismo”

Objetivos do Tema

Compreender perspectiva modernizadora do Serviço Social no Brasil. Identificar a busca teórica envolvendo aspectos e possibilidades trabalhados pela fenomenologia.

RESUMO DO TEMA

Hoje você estudará dois temas. Ao estudar o tema “Aspectos da Perspectiva Renovadora do Serviço Social no Brasil” você verá que para Netto (2010, p. 164), esta perspectiva constitui “a primeira – sob todos os aspectos – expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil”. Como já destacado, é no contexto da ditadura militar que o Serviço Social vivencia a perspectiva modernizadora, ajustando-se ao projeto de governo para atender ao “grande capital”. Nesse cenário, o Serviço Social moderniza a sua metodologia e também os cursos de formação profissional se adéquam para formar um profissional moderno, que tenha a capacidade de atuar nas instituições burguesas remodeladas pelo regime militar.

Netto (2010) analisa que a perspectiva modernizadora foi discutida e proposta no seminário de Araxá (1967), porém, as ideias desta perspectiva emergiram verdadeiramente do I Seminário Regional Latino Americano de Serviço Social que ocorreu em Porto Alegre. Para o autor “emergente desde o encontro de Porto Alegre, em1965 [...] encontra sua formulação afirmada nos resultados do primeiro ‘Seminário de Teorização do Serviço Social’” (NETTO, 2010, p.164). Dessa forma, ressalta-se que esta discussão está presente desde os meados da década de 1960, ou seja, ainda no interior do ciclo autocrático burguês. Os documentos produzidos em Araxá e Teresópolis são, apesar de apresentarem visões diferenciadas em alguns aspectos, demonstrações de uma forte tendência que vincula novas propostas para teorização e atuação dos assistentes sociais ao novo processo de desenvolvimento no qual o País se encontra.

Já no tema “O Processo de Reatualização no Conservadorismo” você poderá compreender mais um período de lutas do Serviço Social para ser reconhecido e respeitado como profissão. E mais do que isto, luta para que seus valores e práticas realmente possibilitem o enfrentamento da questão social. Veja que neste tema um novo ator ganha destaque, a fenomenologia, e possibilita um novo olhar sobre aspectos tradicionais que imprimiam formas conservadora à profissão. Nesse sentido, a fenomenologia fomenta novas discussões sobre a prática profissional rediscutindo a pertinência de inovações, ou melhor, de renovação. Segundo Netto (2010), esta discussão tem como marco o contexto dos Seminários de Sumaré (1978) e do Alto da Boa Vista (1984) e busca-se por meio das discussões e documentos ali apresentados destacar novas teorizações sobre um resgate do trabalho do assistente social. É pertinente, ainda, analisar que, no processo de reatualização do conservadorismo, a retomada de valores individuais, inclusive no que tange ao valor da pessoa humana (lembra-se que esta visão é trabalhada também no catolicismo e na filosofia de Tomás de Aquino), possibilita fomentar novos estudos a questões da (auto)determinação e outros princípios que foram presentes desde a constituição do Serviço Social como profissão no Brasil.

PERGUNTA DESAFIADORA REFERENTE AO TEMA DA AULA

1- No tema 5, o autor aborda as reflexões propostas no seminário de Araxá e de Teresópolis como importantes contribuições para o processo de renovação do Serviço Social. Mas, qual o seu conhecimento sobre estes documentos? Escreva um texto de no mínimo uma lauda que apresente como se deu a construção dos dois documentos frutos destes seminários.

2- Quais foram as contribuições que os seminários de Sumaré e do Alto da Boa Vista trouxeram para

a perspectiva de reatualização do conservadorismo?

RESUMO DO TEMA

Hoje você estudará dois temas. Ao estudar o tema “A Ruptura como Processo e sua Intencionalidade” esta proposta é denominada de perspectiva de intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com