TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades para instalar uma fábrica de calçados na região do Pantanal

Pesquisas Acadêmicas: Atividades para instalar uma fábrica de calçados na região do Pantanal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 RESUMO

O projeto de atividades do nosso grupo baseia-se basicamente na instalação de uma fábrica de produção de calçados na região pantaneira, no momento um ramo bastante emergente no país. Para a montagem de uma fábrica de calçados, o empreendedor deve lembrar que o setor está vivendo um momento de expansão e maturidade, ou seja, deverá se adequar normas das fábricas que hoje atuam no cenário nacional.

A produção de calçados é composta de várias etapas, acabamentos, fluxo descontínuo com paradas e reinícios. O mais importante é que a produção seja desenvolvida com poucos gargalos, pouca variabilidade, com gestão de estoques eficientes e redução de desperdícios: o resultado será produtividade e lucro.

Uma fábrica de Calçados tem como principal característica a montagem de calçados ou de conjuntos de acessórios deste vestuário. A Fábrica de Calçados pode compreender a fabricação de calçados de couro, de tênis de qualquer material, de calçados de plástico, de calçados de outros materiais, bem como produtos correlatos.

Encontramos consumidores de calçados em todas as classes sociais, de ambos os sexos, em várias faixas de idade, pela amplitude do mercado consumidor, é possível produzir artigos específicos para cada categoria de público.

E Essa definição da linha de produtos deve ser feita através de pesquisas de mercado, um trabalho para que sejam levantados o número potencial de consumidores, a concorrência, os custos e os preços médios de venda.

A oportunidade pode se apresentar em qualquer cidade brasileira de médio porte, de preferência localizada perto do mercado fornecedor da matéria-prima.

A concorrência para este tipo de produto é grande, existem empresas de todos os portes fabricando calçados. Sendo assim, o espaço para uma nova fábrica desse tipo não vem por causa apenas por falta de oferta, mas também, da falta de criatividade, ousadia e capacidade de negociação da concorrência.

Palavras-chave: Fábrica, calçados, produção, região.

2.0 INTRODUÇÃO

Após a análise para a implantação do projeto, identificamos que para montarmos uma empresa necessitamos atingir e atender diversos itens como públicos e não só o público-alvo, produtos, preços, local entre outros, pois a sobrevivência e sucesso no mercado dependerão dos conhecimentos desses fatores, além disso, muito estudo para mantermos o projeto em funcionamento. Observamos que os grandes projetos de sucessos são resultados de muitos esforços durante ao longo do tempo mediante muito esforço, estudo e trabalho, por outro lado existem os projetos que fecham as portas antes de completarem um ano de funcionamento. Todos os anos são abertos milhares de pequenas empresas, mas a maioria delas fecham as portas antes de completarem um ano. A experiência por elas vivida serve de base para que ao iniciarmos um projeto não entremos nesta estatística, se fizermos tudo de acordo como foi planejado.

Geralmente as empresas que fecham suas portas antes de um ano de funcionamento, foram abertas na base da empolgação. Sem pesquisar, sem planejar, sem capital de giro e sem o devido conhecimento da área que se pretende atuar.

Na montagem de uma empresa não se tem espaço para o amadorismo, pois ele é fatal. Você precisa ser profissional ao extremo, além disso, tem de se fazer o que for preciso, em termos de pesquisa e planejamento. Aprender sempre nunca é demais. Jamais pense que você sabe tudo, ninguém sabe tudo. Mas aqueles que sabem mais são os que vencem.

As empresas devem adotar o Planejamento Estratégico para implantar organização,

direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência. Enfim, montar uma empresa pode ser interessante, criativo e até divertido, como também pode ser uma grande dor-de-cabeça. Dependendo da sua atitude e de como essas etapas serão conduzidas.

A seguir iremos apresentar um projeto de montagem de uma empresa no ramo de calçados na verdade uma fábrica de calçados.

Resolvemos investir neste ramo, pois os calçados nacionais hoje passam por um momento de profissionalização, qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com