TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps elementos das demonstrações financeiras

Tese: Atps elementos das demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Pode se dizer que Pacioli é o criador do método das partidas dobradas? Explique.

Não, por que alguns autores chineses recentes defendem que as partidas dobradas já eram praticadas na China antes do que a Itália, e que os italianos teriam aprendidos com eles.

2 – Faça um breve resumo de como surgiu a contabilidade?

Através dos pastores de ovelhas, que todo inverno recolhia suas ovelhas no alto das montanhas numa caverna sem saber se estava aumentando seu rebanho, o homem teve uma ideia. Para cada cabeça de ovelha ele separava uma pedrinha e guardava até o próximo inverno. Novamente chegava o inverno. Na caverna fazia nova contagem e acabava as pedrinhas e sobrava ovelhas certificando que seu rebanha tinha aumentado.

3 – De forma rudimentar qual foi a primeira exteriorização do trabalho contábil?

Inventario, balanço geral

4 – Quais são os elementos das demonstrações contábeis? Comente cada um.

• Ativo: é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe ativo.

• Passivo: é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

• Patrimônio líquido:é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. É visto como o total dos investimentos dos proprietários no negócio.

• Receitas: são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade. Pode ser vista como as vendas da empresa.

• Despesas: são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição de resultado ou de capital aos proprietários da entidade.

5 – Descreva de maneira simples todas características qualitativas das demonstrações contábeis.

• Compreensibilidade: ter um conhecimento razoável dos negócios, das atividades econômicas e de contabilidade.

• Relevância: são relevante quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores.

• Confiabilidade:exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que pretende evidenciar.

• Comparabilidade: permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo. A comparabilidade também se aplica à adoção das mesmas praticas por empresas semelhantes.

6 – Num sentido mais profundo, qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com