TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps parâmetros de negociação

Resenha: Atps parâmetros de negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Existe uma grande variedade de livros e artigos que tratam do tema negociação nas livrarias, bancas de jornal, na internet, etc...

Cada autor tem sua própria definição. São muitas as definições de negociação, mas a que resume a ideia da maior parte dos autores é a que define negociação como:

O meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento e o consenso.

A palavra negociação vem do latim, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.

Negociamos quase o tempo todo, negociamos com nossos colegas de trabalho, com nossos filhos, com nossos pais, sempre com o objetivo de conseguirmos aquilo que desejamos. Por muitas vezes temos que dar algo em troca daquilo que desejamos conseguir de nosso oponente na negociação.

Vejamos outras definições de negociação:

"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. (Nierenberg, 1981).

"Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. (Fisher e Ury, 1985).

"Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras". (Lax e Sebenius, 1986).

"Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”. (Sparks, 1992).

Negociação é um processo interpessoal simples ou complexo, rápido ou demorado que ocorre quando uma pessoa deseja algo da outra. A negociação só resultará em uma relação duradoura quando as partes envolvidas estiverem dispostas a fazer concessões em que ambas as partes possam obter vantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com