TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 3 - Autodesenvolvimento Desenvolvimento Econômico

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar os fenômenos da globalização, nos campos econômico, político e cultural, que surgiu em meados do século XX, e se desenvolveu a partir da revolução industrial; destacando o capitalismo contemporâneo e o outsourcing onde grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo.

Descrição das definições de globalização

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e Econômica mundial, visível desde o final do século XX. Considerado como um Fenômeno, ele criou pontos crucias em comum, como na economia social, cultural e política, tornando assim o mundo muito mais unido e, interligado.

O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.

O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico.

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações. O período em que a globalização econômica mais se intensificou foi em meados do século XX, com a III Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica").

O processo de globalização que envolve hoje toda a eco­nomia vem produzindo um conjunto de fenômenos novos na economia mundial e na sociedade, bem como interferindo na vida social da humanidade. Fruto de internacionalização da produção e da internacionalização financeira, a globalização tem produzido também um grande debate entre economistas, sociólogos, cientistas políticos, filósofos, entre outros intelec­tuais, sobre a natureza da globalização.

Com a globalização, o sistema capitalista se transformou num sistema completo, uma vez que este modo de produção só era completo no período anterior no que se refere a duas variáveis da órbita da circulação – o comérciomundial e a exportação de capitais. Ao se transformar num sistema ma­duro internacionalmente o capitalismo unificou globalmente o ciclo econômico mundial, possibilitando, dessa forma, o surgimento de crises mundiais completas.

Definição de outsourcing

Outsourcing é a compra continuada de produtos, ou serviços, a terceiros por meio de transações sistemáticas e repetitivas, recorrendo a parcerias de médio ou longo prazo entre clientes e fornecedores, existindo assim uma noção clara de continuidade na relação profissional (Fariñas e Martín-marcos, 2010; Rosés, 2009). Já Araújo (2001), e Brown e Wilson (2005), caracterizam outsourcing como a prática de transferir a responsabilidade de execução de determinada atividade, tarefa, ou serviços, para a área de responsabilidade de uma empresa terceira, tornando-se este processo permanente, permitindo que a empresa que delega as responsabilidades se possa focar completamente na sua atividade principal (core business). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (341.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com