TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA 3 - DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  2.818 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O mundo em que vivemos está sempre mudando. São novas tecnologias, novos transportes, novos meios de comunicação. Esse processo é chamado de globalização. É preciso entender e se adaptar a tal processo, que faz parte do dia-a-dia de todos.

Descrição das definições de globalização

Segundo o site Portal da Educação, ''Globalização é o conjunto de transformações econômicas e políticas que vem acontecendo nas últimas décadas.  Ou seja, considera-se como globalização todo e qualquer tipo de avanço tecnológico e social que ocorre em qualquer lugar. Como exemplo de globalização, temos os meios de telecomunicações que vem evoluindo cada dia mais. A cada dia, são criadas novas tecnologias que aperfeiçoam a comunicação entre as pessoas, disseminando informação e entretenimento.

Definição de outsourcing

O outsourcing é um termo da língua inglesa que ainda é pouco difundido e compreendido em nosso país: terceirização. A terceirização  é um processo em que a empresa identifica uma parte do seu processo de trabalho que pode ser otimizado se realizado por outra empresa (a chamada 'atividade meio'), contratada para desenvolver esta parte do negócio, fazendo com que a primeira organização concentre sua atenção na atividade central do seu negócio (chamada 'atividade fim').

Como exemplos globais da utilização do outsourcing temos: o grupo FIAT, que terceiriza o seu serviço de TI em rede para a empresa BT no Brasil. Segundo informações do site da terceirizada, ''O Grupo FIAT obteve uma significativa redução de custos, e, ainda, aprimorou os serviços ao cliente e contribuiu para maior consolidação da empresa.''

A empresa EMBRATEL, fornece serviço de outsourcing para outras organizações na área de tecnologia da informação e telecomunicações.

Por fim, temos as Lojas Marisa que recebe serviço de outsourcing do Grupo ASSA, e otimiza seus processos de :

  • Gerenciamento do projeto
  • Gerenciamento de risco
  • Garantia de qualidade
  • Implantação SAP Retail
  • Implantação SAP MAP (Merchandising and Assortment Planning)
  • Upgrade técnico dos módulos FI, CO, MM, WMS/TMS, CML e TRM
  • Treinamento de usuários
  • Administração Basis (near shore & offshore)
  • Suporte pós implementação

 O que permite que a empresa gerencie melhor sua atividade fim que é a comercialização de vestuário.

 

Estudo de caso

Conhecida no mundo todo pela qualidade de seus veículos e por sua história da criação, a empresa Ford, teve que se adaptar a globalização de um mundo atual, diferente do mundo em que foi fundada. Fundada em 1903, a Ford é uma das maiores montadoras de veículos do mundo, fato que faz com que o processo de globalização da empresa tenha sido ainda mais intenso. Introduzindo novas tecnologias, novos equipamentos e pessoas capacitadas, a Ford valorizou ainda mais o serviço prestado e conseguiu acompanhar  a concorrência de forma igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com