TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto desenvolvimento desenvolvimento econômico

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No decorrer deste trabalho, abordarei sobre o que é globalização, demonstrando com um exemplo de estudo de caso, como um potência mundial se inseriu no cenário mundial. Dissertarei sobre outsourcing, desde sua definição até exemplos de empresas voltadas para esse tipo de mercado.

Globalização

Com o constante avanço tecnológico, onde tudo se conecta, todos querem estar conectados, onde meios de transportes são cada vez mais sofisticados e desenvolvidos, podemos dizer que as fronteiras foram quebradas. As tecnologias dos dias atuais, nos permitem chegar até lugares e pessoas de vários continentes e países ao redor do mundo.

Como citado anteriormente, a tecnologia quebrou fronteiras, e isso vem de encontro com a globalização, uma vez que, a globalização visa quebra de fronteiras, inexistência de limites geográficos para a implementação de um negócio.

A globalização nada mais é do que, um processo de integração econômica, cultural, social e política. Trata-se da necessidade do capitalismo de expandir sua lucratividade, alcançando novos mercados e consumidores, ou seja, chegando a diversos países ao redor do mundo. Algo muito comum na atualidade, é consumirmos produtos fabricados em outros países, que por sua vez tem sua matéria-prima originária de um terceiro país.

Outsourcing

O termo outsourcing é uma expressão em inglês formada por duas palavras, "out" que significa "fora", e "source", que tem por tradução "fonte", logo uma tradução para o termo seria, "fonte externa".

Analisando o termo "fonte externa" em uma visão empresarial, chegamos à conclusão, de que trata-se de mão-de-obra externa, trazendo para um termo mais conhecido, podemos definir como terceirização de serviço.

Como exemplos de empresas globais que se destacam pelos seus serviços de outsourcing, podemos citar:

- Stefanini, que em 2014 foi apontado como uma das principais empresas outsourcing, a empresa oferece serviços na área de TI.

- TIVIT, a empresa é considerada líder em serviços integrados de tecnologia, e em 2013 ficou na 20ª colocação no ranking The 2013 Global Outsourcing 100, publicado pela International Association of Outsourcing Professionals (IAOP).

- BT connect, empresa voltada à prestação serviços de Telecomunicações.

Estudo de caso WalMart

A empresa norte-americana Walmart, que hoje atua em Porto Rico, Canadá, China, México, Brasil, Alemanha, Inglaterra, Argentina e Coréia do Sul, começou sua expansão global em 1991, quando abriu sua primeira loja no exterior, na Cidade do México. A partir de então a empresa perseguiu agressivamente o cenário mundial.

Em 1993, apenas 0,5% de suas lojas estavam localizadas fora dos

Estados Unidos, porcentagem que subiu para 18% em 1998. Entre 1995 e

1998, 5% do aumento nas vendas e 4% do aumento nos lucros da empresa foram gerados por suas operações internacionais.

Em seu processo de expansão internacional, a WalMart teve a capacidade de alavancar dois recursos-chave dos quais já se utilizava em seu próprio país. Primeiramente conseguiu explorar seu enorme poder de negociação com fornecedores de grande porte como Procter & Gamble, Hall- mark, Kellogg, Nestlé, Coca-Cola, Pfizer, Revlon e 3M, assim poderia abastecer suas lojas no exterior tendo o custo mínimo possível. Em complemento a esse feito, conseguiu também, utilizar o conhecimento e as competências obtidos em seu negócio dentro dos EUA, para beneficiar suas operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com