TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento economico

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Leandro Quilles: 6401289850

Piracicaba, Maio 2016

Introdução

Nesse trabalho falarei um pouco sobre alguns governos que marcaram o desenvolvimento econômico do Brasil pelos mais diversos fatos.

O que é desenvolvimento econômico?

O desenvolvimento econômico é um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade, à redução da pobreza, à elevação dos salários e de outras formas de renda, ao aumento da produtividade do trabalho e à repartição dos ganhos dele decorrentes, ao aperfeiçoamento das condições de trabalho, à melhoria das condições habitacionais, ao maior acesso à saúde e à educação, aos aumentos do acesso e do tempo de lazer, à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte, segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações, para citar alguns.

Governos que marcaram o desenvolvimento econômico no Brasil

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930 após um golpe de estado,  saiu do poder em 1945 após um golpe militar, e retornou em 1950 por eleições democráticas, permanecendo no poder ate 1954, ano em que cometeu suicídio, e nesse período que foi presidente criou, varias leis trabalhista que ainda vigoram hoje em dia, implantou o salario mínimo, e impôs a jornada de trabalho a 48 horas por semana, criou a vale do rio doce e a hidroelétrica do vale do são Francisco, seu governo foi marcado por ser nacionalista e populista, alguns dizem ate que foi uma ditadura, mais apesar de tudo foi um governo, apesar de disso seu governo ficou marcado mais pelas coisas boas que fez inclusive culminando na fundação da Petrobras, que é uma das maiores estatais do mundo, depois da campanha “o petróleo é nosso!”, e da companhia siderúrgica nacional. Vargas também criou o IBGE e o departamento de imprensa e propaganda.

Juscelino Kubitscheck

Juscelino Kubitscheck assumiu o poder em 1955 junto com seu vice Joao Goulart, e nos primeiros anos de seu mandato ocorreram algumas tentativas de tira-lo do poder, porem vendo que isso estava acontecendo, JK desenvolveu o plano de metas, que consistia em 31 metas e tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil, e tinha como slogan “50 anos em 5”. Para ajudar no desenvolvimento econômico nacional, JK buscou ajuda internacional, abrindo as portas do Brasil para grandes companhias de outros países, começando pelas companhias automobilísticas, a economia cresceu mais gerou uma grande divida externa. O que mais marcou o governo JK foi a criação de Brasília, uma cidade inteiramente projetada e que até hoje é a capital de nosso país.

Regime militar

O regime militar aconteceu no Brasil de 1964 a 1985, e começou com um golpe de estado, onde os militares derrubaram o presidente em atividade João Goulart, e assumiu o Marechal Castelo Branco, e a alegação para essa intervenção foi que havia uma ameaça comunista no país. Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção. O Alto Comando das Forças Armadas passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional. A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com