TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Bradesco S/A.

Tese: Banco Bradesco S/A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 12

Referências Bibliográficas............................................15 Objetivo Geral: Este estudo tem como objetivo identificar oportunidades e melhoria, nas áreas de Recrutamento e Seleção, Remuneração e Benefícios, Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Práticas Trabalhistas, com sugestões para cada um dos aspectos pesquisados, propondo uma medida de intervenção ou melhoria para atender as expectativas das organizações. Avaliando a percepção dos funcionários em relação ao clima organizacional, com a finalidade de adotar medidas de intervenção para melhorá-lo.

Entrevista

Dados da Empresa A:

Nome da Empresa: Banco Bradesco S/A.

Município na qual está localizada: Rio Verde-GO.

Ramo de atividade: Instituição Financeira.

Número de funcionários: 22

⦁ O processo de Recrutamento e seleção é feito por um profissional qualificado, ou seja, com formação, treinamento e cursos na área? Sim é feito por um profissional capacitado.

⦁ Como é feito o processo de recrutamento e seleção de pessoal? Existe uma metodologia formalizada para a seleção? É feita uma prova por meio da internet que é analisada por um profissional de Recursos Humanos e psicólogos formados.

⦁ Quais são as etapas normalmente utilizadas no processo seletivo? A empresa realiza uma avaliação dos resultados do processo seletivo? Caso positivo, como é feita essa avaliação? Entrega de currículos na agência, assim que o candidato for aprovado haverá um entrevistador para aquele candidato.

⦁ A empresa oferece benefícios para seus funcionários? Quais são os benefícios que são disponibilizados aos funcionários? Sim, os benefícios são vale transporte, vale alimentação, vale-babá, ou vale creche, convênio médico, participação de lucro dividido duas vezes ao ano.

⦁ A empresa possui um plano de cargos e salários formalizados? Quais são os benefícios que um plano de cargos e salários traz ou poderia trazer para sua empresa e seus funcionários? Sim, possui um plano de cargos, porém o salário influência conforme a quantidade de cargos que a pessoa terá na organização.

⦁ A empresa costuma realizar algum tipo de pesquisa salarial no mercado de trabalho fora da empresa?(buscando equiparar os salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado).Se a empresa realiza esse tipo de pesquisa salarial, de que maneira ela faz isso? Ela não faz nenhum tipo de pesquisa salarial.

⦁ O (a) Sr.(a) acredita que os seus funcionários estão satisfeitos com a remuneração e benefícios que sua empresa oferece no momento? De que maneira o (a) Sr (a) consegue perceber se seus funcionários estão satisfeitos ou não com os salários e benefícios recebidos? Não, observo que eles não estão satisfeitos com seus salários, pois os mesmos usam os outros bancos como exemplos de salários, e vêem que recebem menos que as outras organizações.

⦁ Com relação aos diversos cargos presentes na empresa. A empresa possui descrição desses cargos? A empresa possui uma relação de cargos que se divide em: Escriturário, Caixa, Chefe de serviço, Gerente Administrativo, Contas Pessoas Físicas e Pessoa Jurídicas e Gerente Geral.

⦁ Quais são as regras para o aumento de salário? A empresa busca aumentar os salários considerando o tempo de trabalho na empresa, pela avaliação de desempenho, alguma outra referência? É feita uma reunião no sindicato dos bancários e assim definir a porcentagem de aumento.

⦁ Toda organização preocupa-se com a gestão da organização, mesmo aquelas que ainda não possuem algum tipo de certificação. Nesse contexto, como o gestor de RH avalia a gestão da organização e como pretende melhorar e/ou manter os padrões estabelecidos? A análise é feita diariamente no final do dia, e toda semana é feita uma áudio-conferência via telefone onde os funcionários da agência escutam a todos por telefone; onde é feito a análise dos dados colhidos na semana, e assim vê o que se deve melhorar.

⦁ A avaliação dos resultados empresariais é de suma importância para o sucesso da organização. Como a empresa monitora os seus resultados e indicadores de desempenho? A empresa envia para todos os funcionários via email os comparativos.

⦁ Como a empresa garante que os profissionais que trabalham na organização estejam capacitados e habilitados a desempenharem as funções? A empresa disponibiliza para todos os funcionários da organização cursos via internet de diversas áreas onde o próprio funcionário escolhe o curso a fazer. Além de cursos externos pagos pela agência. O funcionário não paga nada pelos cursos disponíveis.

⦁ Como a empresa trata os produtos não conforme que afetam diretamente a satisfação dos clientes? E como a empresa reverte essa situação com os clientes? Os clientes têm a disposição um telefone 0800 para que possam fazer suas reclamações. Essa reclamação vai para o email do gerente onde ele tem 24 horas para solucionar o problema.

⦁ A empresa pratica regime de trabalho extraordinário (Horas Extras) e as remunera mensalmente ou existe Banco de Horas ou Acordo Compensação? Numa destas duas ultimas hipóteses, os colaboradores são informados mensalmente sobre o extrato da jornada acumulada ou devida? Em caso de optar a empresa pela remuneração (pagamento mensal das horas extras), qual o percentual que tem sido pago pelo respectivo adicional? Este percentual atende à legislação aplicável no trabalho prestado? Em caso do trabalho extra não ser remunerado pelo empregador, o que o empregado pode fazer? Horas Extras, o empregado deve procurar o sindicato dos bancários e fazer um acordo para receber as horas extras.

⦁ Como são feitas as demissões em sua maioria por justa causa ou sem justa causa? Nas demissões por justa causa, quais os principais motivos que têm ocorrido para as demissões? Qual o percentual de ações trabalhistas movidas em relação ao número de trabalhadores demitidos nos últimos 5 (cinco) anos? É aplicado uma medida disciplinar que é a faculdade do empregador de aplicar penalidades aos funcionários que não cumprem com as obrigações previstas no contrato de trabalho. A aplicação de medidas disciplinares depende da gravidade das faltas cometidas e de sua reincidência. Recomenda-se a aplicação de medidas mais brandas nas primeiras infrações, seguindo um ritmo crescente, nas reincidências, qualquer medida aplicada ao funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com