TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve a história e a evolução do tema o Processo de tomada de decisão

Artigo: Breve a história e a evolução do tema o Processo de tomada de decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 Breve histórico e evolução do tema 5

1.2 Pergunta Problema 6

1.3 Justificativa 6

1.4 Objetivos 6

1.4.1 Geral 6

1.4.2 Específicos 6

1 INTRODUÇÃO

1.1 Breve histórico e evolução do tema

Tomar decisões faz parte da vida profissional de gestores de pequenas, médias ou grandes empresas. Como saber qual a melhor decisão a ser tomada? Quais os riscos que envolvem tal decisão? Diariamente os administradores tomam várias decisões sobre diversos assuntos e a qualidade dessas decisões tem impacto sobre a organização. A quantidade e a qualidade das informações disponíveis são relevantes para que tomar decisões não seja um processo tão árduo.

“De acordo com Chiavenato (“2005” pag. 24)” uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum”.

O processo de tomada de decisões, segundo Chiavenato, não ocorre de maneira isolada ele é uma combinação de esforços de várias pessoas que possuem um objetivo em comum, unirem todas as informações possíveis para tornar mais clara e eficiente as decisões a serem tomadas. As pessoas cooperando entre si, alcançam objetivos e proporcionam resultados satisfatórios, o que ocorreria em maior tempo, ou não ocorreria se fizessem de forma isolada. O autor ainda diz que é na organização onde as pessoas passam a maior parte do tempo, portanto existe influencias humanas que interferem no processo.

De acordo com Costa Neto (2007, p. 40): “A vida de qualquer administrador é uma sucessão de incontáveis decisões. Algumas, talvez a maioria, são tão rotineiras que exigem pouco esforço do pensamento. São decorrentes de respostas a problemas lógicos. Outra, entretanto, exige certo tipo de sensibilidade especial, uma forma diferente de desenvolver o pensamento. Estas são as decisões estratégicas – são as que lidam com novas direções, mudança, visão de mundo, vencer a competição, e até, em muitos casos, lucrar”.

Costa Neto diz que tomar decisões pode ser um processo simples, rotineiro, mas diz também que ele pode ser bem complexo exigindo do gestor um conhecimento mais apurado para que a decisao seja tomada da melhor forma possível.

1.2 Pergunta Problema

Quais são as influências do ambiente organizacional que interferem no processo de tomada de decisões?

1.3 Justificativa

O tema em questão aborda uma situação que é vivenciada por todas as empresas, desde a micro e pequeno porte até as grandes organizações.

Tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com