TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve história da empresa Multicanal Participações SA (Multicanal)

Projeto de pesquisa: Breve história da empresa Multicanal Participações SA (Multicanal). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

Breve Histórico da Companhia

Sob nosso nome anterior, Multicanal Participações S.A. (Multicanal), registramos nossas ADSs pela primeira vez no NASDAQ Global Market em outubro de 1996. No final de 1997, os principais acionistas venderam suas participações para o Grupo Globo. Em setembro de 1998, a Multicanal adquiriu determinados ativos de cabo e os respectivos passivos do Grupo Globo e mudou seu nome para Globo Cabo S.A. Os ativos que adquirimos do Grupo Globo incluíam uma participação de 50,0% na Unicabo Participações e Comunicações S.A. (Unicabo) e participação controladora em três importantes operadoras de cabo em áreas metropolitanas: a Net São Paulo Ltda. (Net São Paulo), a Net Rio Ltda. (Net Rio) e a Net Brasília Ltda. (Net Brasília). Em maio de 2000, adquirimos os 50,0% restantes da Unicabo. Em setembro de 2000, concluímos a aquisição da Net Sul Holding S.A., a então proprietária de 99,99% da Net Sul Comunicações Ltda. (Net Sul), à época a segunda maior operadora de televisão a cabo no Brasil. A aquisição da Net Sul aumentou significativamente a nossa base de assinantes e nos proporcionou acesso aos mercados do sul do Brasil, uma região que historicamente nós não atendíamos. Em maio de 2002, mudamos nosso nome de Globo Cabo S.A. para Net Serviços de Comunicação S.A.

Em 2001, nossa situação financeira e resultados operacionais foram afetados de maneira significativa e adversa por fatores econômicos nacionais e estrangeiros e pela depreciação do real frente ao dólar norte-americano. Como nossa receita era, e continua a ser, totalmente denominada em reais, a depreciação do real ocorrida em 2001 e 2002 resultou em um montante inferior de recursos em dólares disponíveis para nós para sustentar nossas significativas obrigações denominadas em dólar referentes ao serviço de nossa dívida. Em resposta a esses desenvolvimentos, em 2005, completamos a reestruturação do nosso endividamento em aberto. Através da reestruturação, alcançamos nosso objetivo de ter uma programação de amortização da dívida compatível com a nossa geração de caixa e que nos permitiria sustentar o crescimento orgânico a partir da nossa geração de caixa, nos tornando menos dependentes das condições do mercado de capitais. Na trilha de nossa reestruturação de dívida, desenvolvemos uma nova estratégia para buscar mais crescimento na base de clientes e, portanto, aumentamos nossos dispêndios de capital. Em 2006, emitimos novos instrumentos de dívida com maiores vencimentos e menores custos do que nossas dívidas existentes. Como resultado da estabilidade e força da economia brasileira, assim como um aumento no uso da Internet por consumidores brasileiros e a consolidação da tecnologia digital no Brasil, em 2006, começamos a aumentar o escopo de nossa rede bidirecional e a expandir o âmbito geográfico de nossos serviços digitalizados para continuar nosso crescimento atual em uma base sustentável. Em 2007 concluímos a expansão de nossa rede bidirecional voltada para residências de classe alta e média, expandimos nossos serviços baseados no sistema digital para diversas novas regiões geográficas e concluímos a aquisição da Vivax Ltda, antiga Vivax S.A. ou Vivax. Em 2008, lançamos um novo pacote que inclui serviços de telefonia fixa, internet com velocidade de 100kbps e televisão aberta através de cabo sob a marca “Net Fone.com”, que é direcionado ao segmento de baixa renda de potenciais clientes para os quais a televisão por assinatura e a Internet de banda larga de alta velocidade são menos importantes. Também começamos a oferecer o “Net Vírtua 5G,” que fornece uma velocidade de 60Mbps nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, combinando nossa alta capacidade de rede com a tecnologia Docsis 3.0, e finalizamos a aquisição da 614 Telecomunicações Ltda., 614 TVP João Pessoa S.A. e 614 TVT Maceió, conjuntamente referidas como BIGTV. Em 2009, lançamos o pacote de Internet de banda larga para o segmento de classe mais baixa no estado de São Paulo, e concluímos a aquisição da ESC 90, conforme abaixo descrita.

Em 2010, a NET lançou novas velocidades para o nosso serviço de Internet de banda larga de 10Mb, 20Mb, 50Mb e 100 Mb. Em 2010, a Embratel conduziu uma oferta para a compra de todas as nossas ações preferenciais, incluindo as ações preferenciais representadas por ADSs, exceto as ações preferenciais detidas pela sua controladora, Embrapar, e, no início de 2011, concluiu a compra de 193.701.299, representativas de 84,77% das nossas ações preferenciais. Consequentemente, a Embratel e a sua controladora, Embrapar, passaram a deter, conjuntamente, 223.080.448 ações preferenciais, equivalente a 97,63% das ações preferenciais e a 91,86% do total das nossas ações. Em 26 de janeiro de 2012, a Anatel autorizou a transferência do controle indireto da Companhia do grupo Globo para Embratel. Então, durante o período findo em 31 de março de 2012, a Embratel adquiriu nosso controle indireto, ao comprar 1.077.520 ações ordinárias de emissão da GB, a qual diretamente nos controla e eram previamente detidas pela Globo. As ações adquiridas representam 5,5% do capital votante da GB e foram objeto do acordo de opção de compra oferecido pela Globopar aos acionistas da GB firmado em 25 de março de 2005. Devido ao exercício dessa opção de compras, em 26 de abril de 2012, a Embrapar e sua controlada Embratel passaram a deter, conjuntamente 10.612.011 ações ordináriasda GB, representativas de 54,5% do capital da GB e 38.916.293 ações preferenciais, representativas de 100% dessas ações da GB. Como resultado dessa aquisição, em 26 de abril de 2012, Embrapar e Embratel, direta e indiretamente através da GB, detém 92,2% do nosso capital total.

O ano de 2011 marcou também a chegada do NOW

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com