TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compressores De Ar

Trabalho Escolar: Compressores De Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 8

Compressores

de Ar

IFF-Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro

Técnico em Mecânica

Nome: Bruna

Turma: CN

Ar comprimido

Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimido desempenham papel fundamental na produção e representam parcela expressiva do consumo energético da instalação. Entretanto, nem sempre estas instalações recebem os cuidados devidos, passando a ser uma fonte constante de desperdícios.

Um sistema de ar comprimido corretamente projetado irá proporcionar maior confiabilidade e eficiência nas ferramentas pneumáticas, bem como diminuirá os custos com energia.

Esse sistema compreende três componentes principais: o compressor, a rede de distribuição e os pontos de consumo.

Compressores de Ar

O compressor é basicamente um equipamento eletro-mecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.

Classificação Quanto a Aplicação

As características físicas de um compressor podem variar muito de acordo com atividade que ele desempenhará. Veja as seguintes categorias:

• Compressores de Ar para Serviços Ordinários

• Compressores de Ar para Sistemas Industriais

• Compressores de Gás ou de Processo

• Compressores de Refrigeração

• Compressores para Serviço de Vácuo

Os compressores de ar para serviços ordinários são fabricados em série, visando baixo custo inicial. Destinam - se normalmente a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc.

Os compressores de ar para sistemas industriais destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser máquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, são oferecidos em padrões básicos pelos fabricantes. Isso é possível porque as condições de operação dessas máquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, há exceção talvez da vazão.

Os compressores de gás ou de processo podem ser requeridos para as mais variadas condições de operação, de modo que toda a sua sistemática de especificação, projeto, operação, manutenção, etc... depende fundamentalmente da aplicação. Incluem - se nessa categoria certos sistemas de compressão de ar com características anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno de craqueamento catalítico das refinarias de petróleo ("blower do F.C.C."). Trata-se de uma máquina de enorme vazão e potência, que exige uma concepção análoga à de um compressor de gás.

Os compressores de refrigeração são máquinas desenvolvidas por certos fabricantes com vistas a essaaplicação. Operam com fluidos bastante específicos e em condições de sucção e descarga pouco variáveis, possibilitando a produção em série e até mesmo o fornecimento incluindo todos os demais equipamentos do sistema de refrigeração.

Classificação Quanto ao Princípio de Concepção

São dois os princípios em que se baseiam os compressores de uso industrial: volumétrico e dinâmico.

Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação de pressão é conseguida através da redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas máquinas podem ser identificadas diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo. Trata-se, pois, de um processo intermitente, no qual a compressão propriamente dita é efetuada em sistema fechado, isto é, sem qualquer contato com a sucção e a descarga. Conforme iremos constatar logo adiante, pode haver algumas diferenças entre os ciclos de funcionamento das máquinas dessa espécie, em função das características específicas de cada uma.

Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que transfere ao ar a energia recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor, cuja função é promover a transformação da energia cinética do ar em entalpia, com consequente ganho de pressão. Os compressores dinâmicos efetuam o processo de compressão de maneira contínua, e, portanto corresponde exatamente ao que se denomina, em termodinâmica, um volume de controle.

Os compressores de maior uso na indústria são os alternativos, os de palhetas, os de fuso rosqueado, os de lóbulos, os centrífugos e os axiais.

Os Tipos de Compressores

Existem os mais variados tipos de compressores, cada um desempenha sua função pré – determinada no sistema. A seguir veremos os tipos mais detalhadamente.

Compressores de Êmbolo – Curso Linear (compressor de êmbolo e compressor de membrana).

Compressores Rotativos (multicelular de palhetas, de parafusos helicoidais e compressor tipo roots).

Turbo – Compressores (radial e axial).

Compressores de Êmbolo

Compressor de Pistão – este compressor contém um êmbolo que produz movimento linear. Ele é apropriado para todos os tipos de pressões, ele pode atingir milhares de kPa.

Compressor de Pistão de 2 ou Mais Estágios – este compressor consegue comprimir o ar com pressões mais elevadas facilmente, pois ele passa por uma compressão 2 ou mais vezes, este tipo precisa de um sistema de refrigeração para a eliminação do calor gerado.

Compressor de Membrana – ele é parecido com de pistão, mas o ar não entra em contato com as partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com