TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DO PLANO DE NEGÓCIO

Projeto de pesquisa: CONCEITO DO PLANO DE NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................04

GESTÃO EMPRESARIAL............................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................14

BIBLIOGRAFIAS...........................................................................................15

INTRODUÇÃO

Este trabalho desenvolvido no 2º Semestre do Curso de Adminis-tração de Empresas dentro das disciplinas de Matemática, Introdução à Economia, Introdução à Contabilidade e Teorias da Administração sob a orientação dos Professores Helenara R. Sampaio, Regina Malassise, Marcelo Resquetti Tarifa, Karen Hiramatsu Manganotti tem o objetivo de descrever os conceitos sobre “Pla-no de Negócio” bem como apresentar uma estrutura de uma empresa fictícia e suas características.

Ultimamente, tem-se falado muito a respeito dos problemas enfren-tados pelas micro e pequenas empresas brasileiras em se estabelecer no mercado após os 3 primeiros anos de vida. Isto porque o índice de mortalidade dessas em-presas sempre foi considerado elevado, porém não se tinha dados concretos que fundamentassem essa afirmativa. Chegava-se a dizer que esses números eram da ordem de 80% ou mais, ou seja, a cada 5 novas pequenas empresas criadas no pa-ís, apenas uma sobrevivia após o terceiro ano de vida.

1. CONCEITO SOBRE O PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócio é um documento que tem como objetivo colocar no pa-pel todos os dados da empresa e também as idéias para uma nova criação, nele é possível buscar as informações para a tomada de decisão. A seguir alguns autores falam sobre o que é um plano de negócio:

O Plano de Negócio ou Busines Plan é um documento especial, único e vivo que deve refletir a realidade, as perspectivas e estratégias da empresa. (DIAS, 1991, p.11).

Na definição de Araújo (1995, p.3) o plano de Negócio é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas características do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultantes financeiros.

Para Chiavinato (1991, p.5) o plano de negócio- business plan- é um con-junto de dados e informações sobre o futuro empreendimento, que define suas prin-cipais características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e dos seus riscos, bem como para facilitar sua implantação.

Já para Dias (1991, p.149), ele deve ser visto como o mapa que indica os caminhos a serem percorrido pelo empreendedor.

2. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA PESQUISADA: CONTEXTOS ADMINISTRATIVOS E ECONOMICOS

EMPRESA ESPECIALIZADA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA PARA A INTERNET RADIUMSYSTEMS.COM

• LOCAL: Itapetininga

• METAS INICIAIS: Profissionalização da empresa

• PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS: A empresa conta com 25 funcionários distri-buídos entre vendedores internos ( balcão da loja) e externos, técnicos que trabalham na área dos consertos e instalações dos produtos que são adquiri-dos na loja. São pessoas com experiência no ramo do mercado financeiro, porém com características pessoais distintas e complementares. Isso permite que toda a equipe participe na análise diária do plano de negócio da empre-sa.

• PERFIL DOS CLIENTES: O perfil dos clientes é caracterizado por se tratar de pessoas cujas idades concentram-se à cima de 18 anos, de modo que em sua grande maioria trabalham e são detentoras de uma renda à cima de r$ 1.500,00 e que costumam pagar suas compras parceladas no cartão de crédi-to, cheques e à vista. De modo geral, os clientes costumam adquirir os produ-tos da loja ( computadores, peças para computadores, impressoras e outras peças e acessórios/ periféricos do computador bem como os serviços dos técnicos da loja, tais como: formatação de computadores e instalação dos produtos adquiridos na loja.

• CONCORRENTES: Empresas como essa já existe outras na cidade, porém o que as diferencia são os produtos e os serviços oferecidos pelas mesmas, bem como facilidades de pagamento. Notou-se que esse é um ramo que tem crescido muito nos últimos 5 anos.

• PAPEL DECISIVO PARA ESTRATÉGIAS DE VENDAS: Várias opções de pagamento (cartão de crédito, cheques, boleto bancário/ débito em conta, crediário próprio) e prazos diferenciados dentro das diferentes opções de pa-gamento.

• ORGANOGRAMA DA EMPRESA

FUNÇÃO GERENTE DOS PROJETOS GERENTES ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DIRETOR GERAL

ELABORA O ORÇAMENTO

ELABORA A PROPOSTA

CONTRATA A MÃO DE OBRA

EXECUTA AS COMPRAS DE MERCADORIAS

LIBERA OS PAGAMENTOS

Verificou-se que é preciso estabelecer os indicadores financeiros que permitam conhecer quais as condições financeiras relacionadas com o seu negócio. Faça uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.

CONTEXTO CONTÁBIL

INVESTIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com