TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Planejamento Da Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção.

Trabalho Universitário: Aula-tema 03: Planejamento Da Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção.

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento da Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Luciana Neves Aureliano).

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Passo 1: Pesquise na internet sobre os três níveis hierárquicos das atividades do PCP, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PRODUÇÃO.

A estratégia de produção, conforme Gaither e Frazier (2002, p. 38), “é um plano de longo prazo para a produção de produtos e serviços de uma empresa e constitui um mapa daquilo que a função de produção deve fazer se quiser que suas estratégias de negócios sejam realizadas”. Para Corrêa e Corrêa (2006, p.56), “o objetivo de estratégia de operações é garantir que os processos de produção e entrega de valor ao cliente sejam alinhados com a intenção estratégica da empresa quanto aos resultados financeiros esperados e aos mercados a que pretende servir e adaptados ao ambientes em que se insere”. Davis, Aquilano e Chase (2001, p. 443) afirmam que a finalidade do planejamento de longo prazo da produção é “é nivelar a demanda dos produtos da empresa com a sua capacidade ou habilidade de fornecê-los a um custo mínimo, identificando métodos para compatibilizar a oferta e a demanda”.

PLANEJAMENTO-MESTRE DA PRODUÇÃO (TÁTICO).

O planejamento-mestre de produção (PMP), segundo Corrêa e Corrêa (2006, p. 502) “coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais”. Conforme Tubino (2000, p. 88), o planejamento-mestre da produção desmembra o plano estratégico de longo prazo em planos específicos de produtos acabados (bens ou serviços) para médio prazo, direcionando as etapas de programação e execução das atividades operacionais (montagem, fabricação e compras), ou seja, faz a conexão entre o planejamento estratégico (plano de produção) e as atividades operacionais, através do PMP. Como apresenta Slack et al. (1997, p. 448), o programa-mestre de produção (MPS - Master Production Schedule), ou plano-mestre de produção, é a fase mais importante do planejamento e controle de produção de uma empresa, pois contém uma declaração da quantidade e momento em que os produtos finais devem ser produzidos; esse programa direciona toda a operação em termos do que é montado, manufaturado e comprado.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA PRODUÇÃO.

Onde se planeja atividades de curto prazo. Prepara a programação da produção, Este sistema possui a definição detalhada de quando a atividade será desempenhada. Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano estratégico, programa mestre e a programação detalhada está sendo realizado conforme planejado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Passo 2: Construa um quadro comparativo dos três níveis, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção;

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Planejar as atividades de médio e longo prazo. Elaborar a estratégia / Produzir plano de produção. Acompanhar os planejamentos, e verificar as metas orçadas e planejadas.

Tático Onde se planeja atividades de médio prazo. Desenvolve o planejamento de aplicabilidade. Determina os novos insumos, despesas, quantidade de matéria prima.

Operacional Onde se planeja atividades de curto prazo. Prepara a programação da produção. Este sistema possui a definição detalhada de quando a atividade será desempenhada.

Passo 3: Agora responda: o que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com