TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Planejamento De Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção.

Pesquisas Acadêmicas: Aula-tema 03: Planejamento De Produção: Conceito, Fases E Plano De Produção.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  1.047 Visualizações

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

O planejamento-mestre da produção utiliza as informações recebidas no nível hierárquico superior do planejamento em produção e decompõe o plano de produção para produtos individuais. Conhecendo a demanda desses produtos, o plano-mestre de produção, fruto do planejamento-mestre da produção, analisa as necessidades dos recursos produtivos com a finalidade de identificar possíveis gargalos que possam inviabilizar esse plano quando de sua execução em curto prazo. Caso sejam identificados problemas podem ser tomadas

medidas preventivas, evitando problemas no curto prazo.

O nível hierárquico do planejamento em produção, descrito como programação, acompanhamento e controle da produção, utilizam as informações recebidas do plano-mestre da produção e estabelece as atividades de curto prazo, determinando quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais. A partir disso, realiza o sequenciamento das atividades visando um melhor aproveitamento dos recursos produtivos.

Dessa forma, a consolidação dos três níveis hierárquicos de planejamento é fundamental para a eficiência e eficácia do sistema produtivo e caso ela não ocorra, corre-se o risco das atividades de curto prazo (principalmente) ocorrer de forma pouco coordenada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com